Calor perto dos 40 °C desafia sojicultores em MT e coloca qualidade das sementes em risco

Altas temperaturas e baixa umidade exigem cuidado redobrado no armazenamento e transporte de sementes; Embrapa orienta manter ambiente abaixo de 25 °C e 70% de umidade relativa.

Dados do Climatempo indicam que o tempo seco e as temperaturas próximas a 40 °C continuam causando estresse hídrico nas lavouras recém-plantadas em Mato Grosso, em outubro. Além das preocupações com o plantio, as altas temperaturas também exigem um cuidado extra no armazenamento e transporte de sementes, que devem ser mantidas com temperatura e umidade controladas.

Imagem mostra pessoa com sementes de soja nas mãos. Prazo para cadastro das unidades de produção de soja do estado vai até o dia 28 de fevereiro. (Foto: Ilustrativa | Ministério da Agricultura e Pecuária)
Qualidade de sementes exige cuidados de produtores | Foto: Ilustrativa (Mapa)

De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Soja, as sementes devem ser armazenadas em temperatura inferior aos 25ºC e umidade relativa do ar abaixo dos 70%. O armazenamento pode ser feito na própria propriedade ou o produtor pode retirar a semente do armazém do fornecedor o mais próximo possível da época de semeadura, para que não perca a qualidade.

Para transportar de forma adequada nessa época de estiagem, empresas de sementes adotam algumas estratégias, dentre elas o uso de mantas térmicas nos caminhões que fazem o trajeto até as fazendas. Segundo o CEO da Agro-Sol, Eduardo Dallastra, é necessário um planejamento logístico para que a semente chegue ao destino em bom estado de conservação e uso.

Para o gestor, todas as etapas precisam ser pensadas da indústria ao campo, como o controle de umidade, temperatura e manuseio. Eles asseguram que o potencial de germinação se mantenha elevado, bem como o vigor das sementes.

Sementes piratas

Além da preocupação com o clima, os sojicultores também devem se atentar a outro risco: adquirir sementes piratas, termo utilizado para aquelas que não tem a certificação adequada e podem transmitir pragas e doenças.

De acordo com levantamento da empresa CropLife Brasil, mesmo sendo o maior produtor de soja do país Mato Grosso tem apenas 5% da área de soja plantada com semente pirata. Esse índice é o menor que o dobro da média nacional de 11%. O Rio Grande do Sul possui 28% da área de soja comprometida por sementes piratas.

Para além da legalidade, o uso da tecnologia aumenta a produtividade ao assegurar pureza genética, sanidade e suporte técnico, explica Jeferson Andrade, agrônomo, mestre em Tecnologia de Produção de Sementes e gestor da Polato Sementes. Para Andrade, embora a semente pirata pareça mais barata no momento da compra, ela reduz a produtividade, eleva os riscos sanitários que podem comprometer drasticamente a lavoura, além de ser considerado crime contra a propriedade intelectual e contra a legislação de sementes e mudas no Brasil.

O levantamento destaca ainda que o prejuízo nacional com sementes piratas chega a R$ 10 bilhões por ano. Os dados também incluem as “sementes salvas”, termo que representa os grãos reservados por um produtor rural para o plantio em sua próxima lavoura.

Leia mais

  1. MT plantou 15% da safra de soja e já vendeu quase 30% de forma antecipada

  2. Com chuvas antecipadas, MT acelera plantio da soja

  3. Agro de Primeira: especialistas explicam por que vender soja é melhor que estocar

FALE COM O PP

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.

Leia também em Agro!

  1. Rebanho de bovinos

    Líbano e Tanzânia abrem novos mercados para o Brasil

    Brasil conclui negociações sanitárias com os dois governos e alcança 486 aberturas...

  2. Produtores enfrentam perdas com a seca e Aprosoja solicita revisão das projeções da Conab. - Foto: Gedsc

    Aprosoja-MT alerta o governo sobre estiagem e pede revisão das estimativas da Conab

    Aprosoja pede ação do Mapa diante de estiagem que afeta o plantio...

  3. Prato feito - (Foto: Freepik)

    Brasil e México ampliam cooperação em políticas públicas e abastecimento alimentar

    A ampliação das parcerias internacionais no campo da segurança alimentar também foi...

  4. Ilustração de IA mostra uma mulher gerente de fazenda com camisa social clara, calça jeans e cabelos castanhos compridos conversando com colaboradores na propriedade.

    Funcionária de escritório virou gerente da fazenda

    Em entrevista ao podcast Agro de Primeira MT, Geni Schenkel mostra o...

    Alex Mendes
    Alex Mendes
  5. Carcaças de frango penduradas em frigorífico.

    Acaba restrição da China ao frango brasileiro

    Importação de carne de frango brasileira tinha sido interrompida pela China em...

    Alex Mendes
    Alex Mendes