Caminhos da Soja: +Agro lança série sobre a força do grão no comércio Brasil-China
Série documental irá mostrar a trajetória do grão até a China, maior importador da produção nacional
Acompanhando a trajetória da soja produzida em Mato Grosso do Sul até seu destino final, na China, país maior comprador do grão no mundo, a RMC (Rede Mato Grossense de Comunicação) lança nesta sexta-feira (19) o projeto especial “Caminhos da Soja, Brasil-China“, que estreia na tela da TV Morena, no programa +Agro, e levará o telespectador a uma viagem junto a esse importante grão.
Confira abaixo, imagens da série:
Série documental, o especial mostrará, em quatro episódios, como a soja atravessa estradas, ferrovias e portos, revelando o trabalho e a dedicação de milhares de brasileiros que movimentam a cadeia produtiva do agronegócio. A cada episódio, o programa irá mostrar curiosidades sobre a China.
Para Edevaldo Nascimento, editor-chefe e apresentador do programa +Agro, a série possui o diferencial de mostrar como todo o processo de manipulação do grão, desde a pesquisa pela melhor qualidade, até chegar a mesa das famílias chinesas.
“A essência da série é mostrar como um grão versátil, produzido no centro-oeste, tem a capacidade de gerar toda uma cadeia econômica, desde o momento em que ela sai do campo já está gerando renda, gerando conhecimento, movimentando pesquisa, movimentando os investimentos familiares até encontrar a indústria e seguir pelas estradas do porto, até chegar na China, ser beneficiado e alimentar o mundo”.
Edevaldo Nascimento, editor-chefe e apresentador do programa +Agro

O repórter Endrio Francescon juntamente com o repórter cinematográfico Chico Gomes e Itamar Silva, realizaram as gravações em Mato Grosso do Sul e no Paraná, realizando o trajeto de Dourados até o Porto de Paranaguá, local de escoamento da produção para a ásia.
Endrio conta que o momento mais marcante foi o acompanhamento de uma carga de soja colhida em Dourados, até o destino final em Paranaguá. A equipe realizou as gravações de todas as etapas do grão, como a colheita, o transporte para os armazéns, o beneficiamento do grão, e a logística para o porto, indo em comboio com uma carreta que iria realizar o descarregar no Paraná.
“A gente pegou a colheita, a soja em farelo que também é um produto exportado, e também o trajeto das carretas, que a gente foi acompanhando o carreteiro em toda viagem até o Porto de Paranaguá, que foi foram diversos dias. Também foi bem legal, a gente jantou com eles e aí eles fazem a própria comida, foi bem bacana essa experiência da estrada.”
Endrio Francescon, repórter do +Agro
Endrio também ressaltou que os caminhoneiros precisam se planejar para saber por quais cidades passar, para ter fácil acesso a mercados nas rodovias, já que os são os próprios motoristas que fazem a própria comida.
“Eles fazem uma rota mais longa para conseguir achar um lugar, uma cidade que tenha um mercado onde eles possam ter acesso à comida. Eles compram carne, arroz e cozinham em um mini fogãozinho, que demora um pouco mais, né? Porque são só duas bocas. A gente comeu junto, conversamos com o pessoal, foi bem legal.”
Endrio Francescon, repórter do +Agro
Para o repórter cinematográfico Chico Gomes, o principal desafio das gravações foi selecionar elementos que fogem do dia a dia do programa, e também as condições climáticas da lavoura, que marca altas temperaturas.
” Um dos desafios é não ter um lugar para equipe se abrigar, como um pé de árvore. Ou é um sol muito quente, é chuva, não tem onde se proteger. Esse é o desafio da equipe durante as gravações no agro.”
Chico Gomes, repórter cinematográfico da TV Morena
Vivendo a experiência de caminhoneiro por 48 horas, o repórter cinematográfico Itamar Silva contou que esses momentos foram marcantes durante as gravações. Outro momento foi durante a visita da equipe ao porto, onde acompanharam o carregamento de um navio, e estiveram a bordo para gravar o procedimento.
“Uma curiosidade muito bacana de se conhecer foi um navio por dentro, e foi muito interessante ouvir o comandante falando das histórias de bordo, ainda mais na a época do ano que a gente gravou, era uma época que o mar era muito agitado e que fazia com que um navio gigantesco daquele de 250 metros balançasse como se fosse de papel.”
Itamar Silva, repórter cinematográfico da TV Morena

O primeiro episódio da série estreia nesta sexta-feira (19) às 6h, no programa +Agro, da TV Morena, e apresenta histórias de produtores de Mato Grosso do Sul, os avanços em pesquisa agrícola e os processos de plantio e colheita.
A produção também mostra como o estado se consolida como uma das principais forças da soja no Brasil, impulsionado por tecnologia e tradição no campo.

Mais lidas - 1 Bumlai defende criação de selo de qualidade para carne de MS
- 2 De gota em gota: jovens irrigam a cafeicultura sustentável para permanecer no campo
- 3 Fazenda de MT conquista prêmio internacional por alta tecnologia na produção de algodão
- 4 MS tem refis para multas ambientais e sanitárias
- 5 Carne de MS pode ganhar selo de qualidade
- 1 Bumlai defende criação de selo de qualidade para carne de MS
- 2 De gota em gota: jovens irrigam a cafeicultura sustentável para permanecer no campo
- 3 Fazenda de MT conquista prêmio internacional por alta tecnologia na produção de algodão
- 4 MS tem refis para multas ambientais e sanitárias
- 5 Carne de MS pode ganhar selo de qualidade




