Caminhos da Soja: +Agro lança série sobre a força do grão no comércio Brasil-China

Série documental irá mostrar a trajetória do grão até a China, maior importador da produção nacional

Acompanhando a trajetória da soja produzida em Mato Grosso do Sul até seu destino final, na China, país maior comprador do grão no mundo, a RMC (Rede Mato Grossense de Comunicação) lança nesta sexta-feira (19) o projeto especial “Caminhos da Soja, Brasil-China“, que estreia na tela da TV Morena, no programa +Agro, e levará o telespectador a uma viagem junto a esse importante grão.

Confira abaixo, imagens da série:

O vídeo mostra detalhes do especial “Caminhos da Soja, Brasil-China”. (Vídeo: TV Morena)

Série documental, o especial mostrará, em quatro episódios, como a soja atravessa estradas, ferrovias e portos, revelando o trabalho e a dedicação de milhares de brasileiros que movimentam a cadeia produtiva do agronegócio. A cada episódio, o programa irá mostrar curiosidades sobre a China.

Para Edevaldo Nascimento, editor-chefe e apresentador do programa +Agro, a série possui o diferencial de mostrar como todo o processo de manipulação do grão, desde a pesquisa pela melhor qualidade, até chegar a mesa das famílias chinesas.

“A essência da série é mostrar como um grão versátil, produzido no centro-oeste, tem a capacidade de gerar toda uma cadeia econômica, desde o momento em que ela sai do campo já está gerando renda, gerando conhecimento, movimentando pesquisa, movimentando os investimentos familiares até encontrar a indústria e seguir pelas estradas do porto, até chegar na China, ser beneficiado e alimentar o mundo”.

Edevaldo Nascimento, editor-chefe e apresentador do programa +Agro
Soja após colheita em Mato Grosso do Sul. (Foto: TV Morena)
Soja após colheita em Mato Grosso do Sul. (Foto: TV Morena)

O repórter Endrio Francescon juntamente com o repórter cinematográfico Chico Gomes e Itamar Silva, realizaram as gravações em Mato Grosso do Sul e no Paraná, realizando o trajeto de Dourados até o Porto de Paranaguá, local de escoamento da produção para a ásia.

Endrio conta que o momento mais marcante foi o acompanhamento de uma carga de soja colhida em Dourados, até o destino final em Paranaguá. A equipe realizou as gravações de todas as etapas do grão, como a colheita, o transporte para os armazéns, o beneficiamento do grão, e a logística para o porto, indo em comboio com uma carreta que iria realizar o descarregar no Paraná.

“A gente pegou a colheita, a soja em farelo que também é um produto exportado, e também o trajeto das carretas, que a gente foi acompanhando o carreteiro em toda viagem até o Porto de Paranaguá, que foi foram diversos dias. Também foi bem legal, a gente jantou com eles e aí eles fazem a própria comida, foi bem bacana essa experiência da estrada.”

Endrio Francescon, repórter do +Agro

Endrio também ressaltou que os caminhoneiros precisam se planejar para saber por quais cidades passar, para ter fácil acesso a mercados nas rodovias, já que os são os próprios motoristas que fazem a própria comida.

“Eles fazem uma rota mais longa para conseguir achar um lugar, uma cidade que tenha um mercado onde eles possam ter acesso à comida. Eles compram carne, arroz e cozinham em um mini fogãozinho, que demora um pouco mais, né? Porque são só duas bocas. A gente comeu junto, conversamos com o pessoal, foi bem legal.”

Endrio Francescon, repórter do +Agro

Para o repórter cinematográfico Chico Gomes, o principal desafio das gravações foi selecionar elementos que fogem do dia a dia do programa, e também as condições climáticas da lavoura, que marca altas temperaturas.

” Um dos desafios é não ter um lugar para equipe se abrigar, como um pé de árvore. Ou é um sol muito quente, é chuva, não tem onde se proteger. Esse é o desafio da equipe durante as gravações no agro.”

Chico Gomes, repórter cinematográfico da TV Morena

Vivendo a experiência de caminhoneiro por 48 horas, o repórter cinematográfico Itamar Silva contou que esses momentos foram marcantes durante as gravações. Outro momento foi durante a visita da equipe ao porto, onde acompanharam o carregamento de um navio, e estiveram a bordo para gravar o procedimento.

“Uma curiosidade muito bacana de se conhecer foi um navio por dentro, e foi muito interessante ouvir o comandante falando das histórias de bordo, ainda mais na a época do ano que a gente gravou, era uma época que o mar era muito agitado e que fazia com que um navio gigantesco daquele de 250 metros balançasse como se fosse de papel.”

Itamar Silva, repórter cinematográfico da TV Morena
Equipe do +Agro a bordo de navio carregado com soja brasileira, juntamente com a tripulação, de origem filipina. (Foto: Endrio Francescon)
Equipe do +Agro a bordo de navio carregado com soja brasileira, juntamente com a tripulação, de origem filipina. (Foto: Endrio Francescon)

O primeiro episódio da série estreia nesta sexta-feira (19) às 6h, no programa +Agro, da TV Morena, e apresenta histórias de produtores de Mato Grosso do Sul, os avanços em pesquisa agrícola e os processos de plantio e colheita.

A produção também mostra como o estado se consolida como uma das principais forças da soja no Brasil, impulsionado por tecnologia e tradição no campo.

Máquinas durante trabalho em campo de soja, em Mato Grosso do Sul. (Foto: TV Morena)
Máquinas durante trabalho em campo de soja, em Mato Grosso do Sul. (Foto: TV Morena)

FALE COM O PP

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso do Sul, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e nos siga no Instagram.

Leia também em Agro!

  1. Pessoas assistem à coletiva da Embrapa Pantanal na COP30.

    Em dia do Pantanal, projeto Fazenda Pantaneira Sustentável recebe R$ 20 mi

    Os objetivos são: fortalecer a pecuária pantaneira, conservar a biodiversidade e mitigar...

    Alex Mendes
    Alex Mendes
  2. Solo degradado no cerrado

    Embrapa cria bioinsumo para recuperação de solos degradados

    Insumo biológico atende 31 espécies florestais leguminosas e amplia o alcance da...

  3. Ilustração gerada por IA simula como seria o Agrotec, um pavilhão de startups que vai funcionar na Expogrande 26.

    Expogrande 2026 terá pavilhão de startups, palestras e shows

    Agrotec será novidade na Expogrande que terá o tema "do campo à...

    Alex Mendes
    Alex Mendes
  4. Ilustração de IA mostra um boi todo orgulhoso, sorrindo, e ostentando uma medalha no peito com o selo Qualidade Carne MS.

    Carne de MS pode ganhar selo de qualidade

    Proposta é do presidente da Acrissul (Associação de Criadores de Mato Grosso...

    Alex Mendes
    Alex Mendes
  5. Guilherme Bumlai, presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul) sentado em estúdio do podcast Agro de Primeira fala sobre ideia de criar um selo de qualidade para carne do estado.

    Bumlai defende criação de selo de qualidade para carne de MS

    Presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), Guilherme...

    Alex Mendes
    Alex Mendes
  6. Fiscal estadual agropecuário da Iagro MS (Foto: Saul Schramm/Governo de MS)

    MS tem refis para multas ambientais e sanitárias

    Refis prevê pagamento à vista garante descontos de até 45% e parcelamento...

    Alex Mendes
    Alex Mendes