Exportações agropecuárias devem chegar 95 milhões de toneladas

São 17 milhões de toneladas a mais do que o exportado em 2022, segundo levantamento divulgado pela Conab

De acordo com 11º levantamento da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), a projeção de exportações recordes estão mantidas, mas não só para soja em grãos, como para farelo e óleo.

Com uma estimativa de 44,3 milhões de toneladas de soja, seriam necessários para transporte mais de um milhão de caminhões. (Foto: Assessoria/ Governo MT) Com uma estimativa de 44,3 milhões de toneladas de soja, MT representa 30% da produção total do país. (Foto: Assesoria/ Governo MT)
Projeção é que 50 milhões de toneladas serão exportadas. (Foto: reprodução)

Para o produto em grão é esperado que sejam embarcadas aproximadamente 95,64 milhões de toneladas, 17 milhões a mais que em 2022.

As estimativas também apontam que 21,83 milhões de farelo e 2,60 de óleo tenham como destino o mercado internacional. Diante deste cenário, os estoques finais da oleaginosa devem ficar em torno de 7,17 milhões de toneladas.

Estimativa recorde também para as exportações de milho. Com a demanda externa pelo cereal brasileiro aquecida, a projeção é que 50 milhões de toneladas sairão do país. Confirmado o resultado, o volume exportado pelos agricultores brasileiros na safra 22/23 será maior que as exportações realizadas pelos Estados Unidos.

Ainda assim, a produção recorde do grão permite que haja uma recuperação de 30% nos estoques ao fim do atual ano safra, sendo estimados em 10,5 milhões de toneladas.

Com mais de 70% da safra de algodão comercializada, é esperada que as vendas da pluma ao mercado externo cheguem a 1,7 milhão de toneladas. Em julho deste ano, as exportações do produto atingiram 72,6 mil toneladas, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

Esse volume só é inferior a 2020, quando foram exportadas 77,3 mil toneladas. Para o estoque final da atual safra, a expectativa da Conab é ficar em torno de 1,95 milhão de toneladas, crescimento de 49,4% em relação à temporada anterior.

Leia também em Agro!

  1. Rebanho de bovinos

    Líbano e Tanzânia abrem novos mercados para o Brasil

    Brasil conclui negociações sanitárias com os dois governos e alcança 486 aberturas...

  2. Produtores enfrentam perdas com a seca e Aprosoja solicita revisão das projeções da Conab. - Foto: Gedsc

    Aprosoja-MT alerta o governo sobre estiagem e pede revisão das estimativas da Conab

    Aprosoja pede ação do Mapa diante de estiagem que afeta o plantio...

  3. Prato feito - (Foto: Freepik)

    Brasil e México ampliam cooperação em políticas públicas e abastecimento alimentar

    A ampliação das parcerias internacionais no campo da segurança alimentar também foi...

  4. Ilustração de IA mostra uma mulher gerente de fazenda com camisa social clara, calça jeans e cabelos castanhos compridos conversando com colaboradores na propriedade.

    Funcionária de escritório virou gerente da fazenda

    Em entrevista ao podcast Agro de Primeira MT, Geni Schenkel mostra o...

    Alex Mendes
    Alex Mendes
  5. Carcaças de frango penduradas em frigorífico.

    Acaba restrição da China ao frango brasileiro

    Importação de carne de frango brasileira tinha sido interrompida pela China em...

    Alex Mendes
    Alex Mendes