Lançamento Nacional do Plantio de Soja 25/26 reúne 1,2 mil participantes em MS
No evento foram apresentadas expectativa de produção, clima, mercado, desafios e oportunidades para o setor.
O Lançamento Nacional do Plantio da Soja Safra 2025/2026, na última sexta-feira (3), reuniu cerca de 1,2 mil participantes na Fazenda Recanto, em Sidrolândia (MS).

Durante o evento foram debatidas as expectativas de produção e mercado, os futuros desafios e oportunidades para o setor, além das projeções climáticas para o período.
Neste ano, a cerimônia abriu espaço para dois painéis de debates junto a convidados sobre o setor agrícola, com temas:
- Biocombustíveis – Economia verde e oportunidades para o produtor
- Caminhos para solução dos gargalos do agro
No primeiro painel, o secretário-adjunto da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Artur Falcette, e o diretor superintendente da Ubrabio (União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene), Donizete Tokarski, destacaram que a segurança alimentar e transição energética são os pilares centrais para as grandes discussões geopolíticas e de desenvolvimento do mercado.
“Essa temática da energia vai avançar em direção aos biocombustíveis e o agro tem de olhar para isso de uma forma estratégica. A gente precisa garantir que a indústria se desenvolva, para que a gente, em hipótese nenhuma, tenha perda de qualidade pela utilização dos biocombustíveis e a gente precisa também olhar para os nossos sistemas produtivos e entender que isso tudo está conectado”, afirmou Falcette.
Já Toraski apontou que “o biodiesel, além de reduzir a emissão de gases de efeito estufa, reduz também, diversos outros produtos que tem nos combustíveis fósseis que também são nocivos à saúde pública, mas a acima de tudo, ele melhora a eficiência energética e melhora a responsabilidade com o desenvolvimento regional”.
O segundo painel mediado pelo diretor executivo da Aprosoja Brasil, Fabrício Rosa, contou com a presença da senadora Tereza Cristina (PP-MS), do deputado federal e presidente da Comissão de Agricultura da Câmara, Rodolfo Nogueira (PL-MS), e do presidente da Aprosoja Brasil, Maurício Buffon.
No encontro foram debatidos os desafios relacionados à segurança jurídica, políticas públicas para créditos, seguro rural e securitização, legislação ambiental, logística e relações comerciais mundiais.
Nogueira sinalizou a necessidade da união da classe produtora. “Estamos hoje precisando do apoio do produtor rural para cobrar os deputados federais, os senadores para que essa securitização seja destravada lá no Senado e a gente possa realmente trazer um alívio para o produtor rural de todo o Brasil, não só do Mato Grosso do Sul”, afirmou.
O encontro, realizado pela Aprosoja Brasil e Canal Rural, contou com apoio regional do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Aprosoja/MS e o Sindicato Rural de Sidrolândia.
Participaram do lançamento representantes da Aprosoja de Mato Grosso do Sul, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Piauí, Rondônia, Roraima, São Paulo e Tocantins. Além de parlamentares, agentes de autarquias, órgãos e instituições estaduais, prefeituras municipais, entidades de representação classe e instituições de ensino superior.
Estimativa safra 2025/2026
Projeções do projeto SIGA-MS, executado pela Aprosoja/MS, estimam produção de 15,2 milhões de toneladas de soja, aumento de 8,1% em relação à safra anterior. A área plantada pode alcançar 4,79 milhões de hectares, avanço de 5,9% em comparação ao último ciclo e a produtividade média deve ser de 52,8 sacas por hectare, crescimento de 2% frente o registro da safra anterior.
Mais lidas - 1 Brasil prevê safra de 354,8 mi t de grãos, segundo a Conab
- 2 Agro puxa economia e MT atinge 3º maior PIB per capita do Brasil
- 3 Expogrande 2026 terá pavilhão de startups, palestras e shows
- 4 Exportações do agronegócio brasileiro somam US$ 15,49 bilhões em outubro
- 5 Agro teve mais de 10% de crescimento no Brasil em 2025
- 1 Brasil prevê safra de 354,8 mi t de grãos, segundo a Conab
- 2 Agro puxa economia e MT atinge 3º maior PIB per capita do Brasil
- 3 Expogrande 2026 terá pavilhão de startups, palestras e shows
- 4 Exportações do agronegócio brasileiro somam US$ 15,49 bilhões em outubro
- 5 Agro teve mais de 10% de crescimento no Brasil em 2025




