MT lidera produção de madeira sustentável no Centro-Oeste e recebe evento com especialistas

Expedição Silvicultura será realizada nesta quinta (9), em Lucas do Rio Verde, com nove palestras, rodada de negócios e presença de especialistas do setor florestal.

Entre lenha e madeira em tora, Mato Grosso produziu cerca de 4 milhões de metros cúbicos, em 298 mil hectares, em 2024, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O total de produção de lenha no Estado corresponde a 1/3 da quantidade produzida em todo o Centro-Oeste no ano passado.

Diante dos números expressivos, a silvicultura se tornou uma das principais culturas do Estado. E, por essa razão, um evento exclusivo vai tratar a produção sustentável de madeira, nesta quinta-feira (9), em Lucas do Rio Verde.

O evento deve reunir profissionais da área florestal, pesquisadores, investidores, órgãos públicos e empresas. A programação inclui a apresentação de um levantamento de dados sobre reflorestamento buscando estimular empresas a investirem neste setor.

projeto 2 1
Evento de silvicultura reúne nove palestras e uma rodada de negócios.
(Foto: Nágera Dourado/Primeira Página)

A edição regional da Expedição Silvicultura será realizada das 7h30 às 13h e a programação inclui nove palestras e rodada de negócios. O evento é realizado pela Canopy Remote Sensing Solutions, em parceria com a Embrapa Florestas, a Associação de Reflorestadores de Mato Grosso (Arefloresta) e o Sindicato Rural de Lucas do Rio Verde.

A Expedição deve percorrer 14 estados brasileiros para traçar um raio-X sobre a silvicultura. Além de realizar entrevistas, rodadas de negócios e coletar dados, o projeto investigará custos de produção, práticas socioambientais e tendências de investimento.

Dentre os temas a serem abordados estão o painel “O Setor Florestal em Mato Grosso”, que trará os assuntos sobre mapeamento e caracterização dos plantios florestais em Mato Grosso; o cenário atual e perspectivas do setor florestal em Mato Grosso e as medidas desenvolvidas pelo governo estadual para fomentar o setor.

Empresas também realizarão apresentações técnicas sobre manejo baseado em dados e uso da inteligência artificial no inventário florestal. E a Embrapa Agrossilvipastoril, mostrará como conectar ciência, prática e sustentabilidade no cultivo de florestas plantadas em Mato Grosso.

O evento será na sede do Sindicato Rural do município. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site oficial da Expedição.

Leia mais

  1. Passarelas suspensas protegem macacos na zona urbana de Alta Floresta

  2. MT vira hub da teca na América Latina com 80% da área plantada do país

FALE COM O PP

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.

Leia também em Agro!

  1. Imagem mostra colheita de grãos em MT

    Brasil prevê safra de 354,8 mi t de grãos, segundo a Conab

    O Brasil deve produzir 354,8 milhões de toneladas de grãos na safra...

  2. Compost Barn

    Compost Barn eleva produção e previne mastite em gado leiteiro

    Sistema de confinamento sustentável traz conforto, bem-estar, previne doenças e parasitos, trazendo...

  3. Ilustração de IA mostra representantes da China e dos Estados Unidos, de terno e em frente às bandeiras respectivas de cada país, negociando um saco de soja.

    China x EUA pode beneficiar Brasil na venda da soja

    Para consultor do mercado de commodities, momento é de cautela e de...

    Alex Mendes
    Alex Mendes
  4. Ilustração de IA mostra um vendedor de sonhos tentando iludir um produtor rural sobre venda de commodities como soja e milho.

    Especialista em commodities alerta para vendedores de sonhos

    Para Ismael Menezes, consultor de commodities, é preciso saber a verdade e...

    Alex Mendes
    Alex Mendes