MT lidera produção de madeira sustentável no Centro-Oeste e recebe evento com especialistas
Expedição Silvicultura será realizada nesta quinta (9), em Lucas do Rio Verde, com nove palestras, rodada de negócios e presença de especialistas do setor florestal.
Entre lenha e madeira em tora, Mato Grosso produziu cerca de 4 milhões de metros cúbicos, em 298 mil hectares, em 2024, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O total de produção de lenha no Estado corresponde a 1/3 da quantidade produzida em todo o Centro-Oeste no ano passado.
Diante dos números expressivos, a silvicultura se tornou uma das principais culturas do Estado. E, por essa razão, um evento exclusivo vai tratar a produção sustentável de madeira, nesta quinta-feira (9), em Lucas do Rio Verde.
O evento deve reunir profissionais da área florestal, pesquisadores, investidores, órgãos públicos e empresas. A programação inclui a apresentação de um levantamento de dados sobre reflorestamento buscando estimular empresas a investirem neste setor.

(Foto: Nágera Dourado/Primeira Página)
A edição regional da Expedição Silvicultura será realizada das 7h30 às 13h e a programação inclui nove palestras e rodada de negócios. O evento é realizado pela Canopy Remote Sensing Solutions, em parceria com a Embrapa Florestas, a Associação de Reflorestadores de Mato Grosso (Arefloresta) e o Sindicato Rural de Lucas do Rio Verde.
A Expedição deve percorrer 14 estados brasileiros para traçar um raio-X sobre a silvicultura. Além de realizar entrevistas, rodadas de negócios e coletar dados, o projeto investigará custos de produção, práticas socioambientais e tendências de investimento.
Dentre os temas a serem abordados estão o painel “O Setor Florestal em Mato Grosso”, que trará os assuntos sobre mapeamento e caracterização dos plantios florestais em Mato Grosso; o cenário atual e perspectivas do setor florestal em Mato Grosso e as medidas desenvolvidas pelo governo estadual para fomentar o setor.
Empresas também realizarão apresentações técnicas sobre manejo baseado em dados e uso da inteligência artificial no inventário florestal. E a Embrapa Agrossilvipastoril, mostrará como conectar ciência, prática e sustentabilidade no cultivo de florestas plantadas em Mato Grosso.
O evento será na sede do Sindicato Rural do município. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site oficial da Expedição.
Leia mais
Mais lidas - 1 Brasil prevê safra de 354,8 mi t de grãos, segundo a Conab
- 2 Agro puxa economia e MT atinge 3º maior PIB per capita do Brasil
- 3 Agro teve mais de 10% de crescimento no Brasil em 2025
- 4 Aplicativo Sigater moderniza assistência técnica no campo em MS
- 5 Caminhão com 52 cabeças de gado irregulares é apreendido na fronteira com a Bolívia
- 1 Brasil prevê safra de 354,8 mi t de grãos, segundo a Conab
- 2 Agro puxa economia e MT atinge 3º maior PIB per capita do Brasil
- 3 Agro teve mais de 10% de crescimento no Brasil em 2025
- 4 Aplicativo Sigater moderniza assistência técnica no campo em MS
- 5 Caminhão com 52 cabeças de gado irregulares é apreendido na fronteira com a Bolívia




