MT mira liderança mundial em carne de baixo carbono, afirma Imac

Com práticas como Integração Lavoura-Pecuária, plantio direto e carne de baixo carbono, Mato Grosso se consolida como exemplo de produção sustentável

Mato Grosso desponta como um dos principais exemplos de produção agropecuária sustentável do mundo, unindo produtividade, conservação ambiental e baixo carbono. Segundo o presidente do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), Caio Penido, o Estado tem condições únicas para se tornar referência global em biodiversidade, segurança alimentar e climática, consolidando-se como um modelo de produção sustentável.

“Mato Grosso tem uma oportunidade única de ser a produção sustentável do mundo, que conserva a biodiversidade e é baixo carbono e pode se consolidar como imbatível em biodiversidade, segurança alimentar a segurança climática, uma referência de produção sustentável”, destacou.

Caso isolado de EEB (Encefalopatia Espongiforme Bovina) ocorreu por causas naturais, em um único animal de 9 anos de idade. (Foto: Ilustrativa/ Reprodução)
Práticas sustentáveis na pecuária contribuem para cenário promissor segundo instituições. | Foto: reprodução

A afirmação tem como base o resultado de práticas sustentáveis já desenvolvidas no Estado, como a Integração Lavoura Pecuária (ILP), o plantio direto, Boi China e o Trato Intensivo do Pasto (TIP). A implementação do Código Florestal e regularização de propriedades rurais também aumenta a conservação da biodiversidade e contribui para uma produção baixo carbono.

As proteínas de baixo carbono são aquelas cuja produção é desenvolvida por meio de práticas sustentáveis, como manejo de pastagem e ações que reduzam a emissão de gases de efeito estufa. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desenvolveu um Protocolo de Carne Baixo Carbono com diretrizes para a produção bovina mais sustentável.

Entre elas está a redução na idade do abate. No segundo semestre, Mato Grosso alcançou recordes de abate. Dados do último boletim do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) , divulgados nesta segunda-feira (6) apontaram o índice de abate em 656,31 mil cabeças entre machos e fêmeas, em setembro deste ano.

FALE COM O PP

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.

Leia também em Agro!

  1. Horta cultivada em projeto Sisteminha, da Embrapa, com indígenas em Dourados.

    Sisteminha Embrapa une ensino à produção sustentável em MS

    Iniciativa da Embrapa proporciona multiplicação de conhecimentos a partir da transferência de...

  2. Návio de exportação

    Conab prevê alta na exportação de soja do Brasil com safra 2025/2026

    Aumento de demanda mundial e queda de exportações dos EUA justificam expectativa...

    Alex Mendes
    Alex Mendes
  3. Ilustração gerada por IA mostra uma vaca pousando para uma foto no celular representando um aplicativo que reconhece o animal pelas marcas no focinho.

    Teste de aplicativo que reconhece gado pelo focinho vai levar 1 ano

    Aplicativo lê e registra as características únicas do focinho de cada animal....

    Alex Mendes
    Alex Mendes
  4. Imagem de IA mostra produtor, de barba e chapéu, em frente a um computador onde verifica gráficos de preços de commodities, como soja e milho.

    Commodities: é preciso ter coragem para vender na alta

    Esperar por alta ainda maior pode representar perda de chance de venda...

    Alex Mendes
    Alex Mendes
  5. Adriane Steinmetz recebe o consultor de commodities Ismael Menezes no Agro de Primeira.

    Dicas para venda de commodities no Agro de Primeira MT

    Consultor, especialista em commodities, Ismael Menezes, é o entrevistado do Agro de...

    Alex Mendes
    Alex Mendes
  6. Pessoas assistem à coletiva da Embrapa Pantanal na COP30.

    Em dia do Pantanal, projeto Fazenda Pantaneira Sustentável recebe R$ 20 mi

    Os objetivos são: fortalecer a pecuária pantaneira, conservar a biodiversidade e mitigar...

    Alex Mendes
    Alex Mendes