Safra de soja chega a quase 40 milhões de toneladas em MT

Em MT, safra de soja deve chegar a mais de 39 milhões toneladas

Em Mato Grosso, o IMEA (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária) divulgou um levantamento no início da semana. A análise do instituto é feita especificamente nas lavouras do estado. A estimativa de área de soja para a safra 21/22 registrou aumento de 4,31% com relação à safra anterior.

Se concretizadas as estimativas, produção esperada é de 39,48 milhões de toneladas para a temporada, o maior registro da série histórica do Instituto. Isso em Mato Grosso, que é o maior produtor de soja do país.

Com relação à produtividade, apesar dos problemas pontuais com a alta umidade em algumas regiões, os registros das lavouras em boas condições indicam aumento dos rendimentos em 4,97% com relação à safra 20/21, fechando na média de 60,27 sacas por hectare.

Com a valorização dos preços, a alta demanda externa e o cenário favorável para o cultivo da oleaginosa, o novo levantamento revisou a área de plantio em 10,92 milhões de hectares no estado.

Conab

A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) divulgou nesta quinta-feira (10) a estimativa da produção brasileira de grãos na safra 2021/22. Segundo o levantamento, a safra está estimada em 268,2 milhões de toneladas.

Esse volume representa um crescimento de 5% quando comparado com o da temporada passada, o que representa cerca de 12,79 milhões de toneladas a mais. Este é o 5º levantamento feito pela Companhia.

cereais ok
Safra está estimada em 268,2 milhões de toneladas (Foto: Reprodução)

Previsão para a soja

Com 16,8% das lavouras já colhidas, a soja deverá registrar uma produção de 125,47 milhões de toneladas, uma queda de cerca de 9% quando comparada com a safra passada.

O plantio da oleaginosa ocorreu dentro da janela ideal na maioria das regiões produtoras, o que gerou expectativas positivas. Porém, a partir de novembro, o cenário mudou devido às condições climáticas adversas ocorridas.

Produção de soja
Produção deve chegar a mais de 39 milhões de toneladas

Dados IBGE

O IBGE também divulgou a estimativa de safra 2021/2022. Os dados apontam que a produção de cereais, leguminosas e oleaginosas deve totalizar o recorde de 271,9 milhões de toneladas, 7,4% acima (18,7 milhões de toneladas) da obtida em 2021 (253,2 milhões de toneladas).

Ainda segundo o IBGE, somados, o arroz, o milho e a soja, representam 93% da estimativa da produção e respondem por 87,8% da área a ser colhida.

Com relação à soja, o instituto também prevê queda na produção se comparado à safra passada. Espera-se a oleaginosa totalize 131,8 milhões de toneladas, com redução de 4,7% em relação ao levantamento anterior, divulgado em janeiro, e de 2,3% na comparação com a produção do ano anterior. 

Soja
Produção de soja em MT deve ser de 39,48 milhões de toneladas

LEIA MAIS:

TJ proíbe cobrança do ICMS sobre energia solar em MT

FALE COM O PP

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.

Leia também em Agro!

  1. Exportações de MS de celulose

    Exportações de MS crescem 4,24% no acumulado do ano

    Celulose mantém liderança nos embarques sul-mato-grossenses de janeiro a outubro de 2025...

  2. Rebanho de bovinos

    Líbano e Tanzânia abrem novos mercados para o Brasil

    Brasil conclui negociações sanitárias com os dois governos e alcança 486 aberturas...

  3. Produtores enfrentam perdas com a seca e Aprosoja solicita revisão das projeções da Conab. - Foto: Gedsc

    Aprosoja-MT alerta o governo sobre estiagem e pede revisão das estimativas da Conab

    Aprosoja pede ação do Mapa diante de estiagem que afeta o plantio...

  4. Prato feito - (Foto: Freepik)

    Brasil e México ampliam cooperação em políticas públicas e abastecimento alimentar

    A ampliação das parcerias internacionais no campo da segurança alimentar também foi...

  5. Ilustração de IA mostra uma mulher gerente de fazenda com camisa social clara, calça jeans e cabelos castanhos compridos conversando com colaboradores na propriedade.

    Funcionária de escritório virou gerente da fazenda

    Em entrevista ao podcast Agro de Primeira MT, Geni Schenkel mostra o...

    Alex Mendes
    Alex Mendes