Caçulas do Pantanal, onças podem ser batizadas pela rede social; vote
Sesc Pantanal promove votação para batizar uma onça-pintada e duas filhotes, reforçando a conexão entre conservação da espécie e participação da sociedade
Uma votação foi aberta para escolher os nomes de uma onça-pintada fêmea e de suas duas filhotes na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Sesc Pantanal. A área, onde já foi identificada uma população de 39 onças, convida o público a participar da escolha, que segue até a próxima segunda-feira (29).
As protagonistas da votação são uma onça-pintada adulta e as filhotes, que vivem na RPPN Sesc Pantanal, considerada a maior reserva privada de conservação da fauna silvestre no país. O espaço é reconhecido como um refúgio essencial para a espécie, garantindo abrigo, proteção e condições naturais para a manutenção da população de onças na região.
As opções de nomes

A votação traz três conjuntos de nomes, cada qual com significado cultural ou simbólico, conforme divulgado no post oficial da reserva no Instagram.
Aurora: Significa claridade que aponta o início da manhã, antes do nascer do Sol. É uma referência ao horário em que as onças foram avistadas.
Boe: Referência à etnia Boe Bororo, que tem origem em Mato Grosso, com história ligada à região de Poconé. A Terra Indígena, do povo Boe Bororo, faz divisa com a reserva onde todas elas estão.
Celeste: O nome significa “celestial”, “do céu” ou “relativo ao céu”, que transmite a ideia de beleza, pureza e serenidade, frequentemente associada à cor azul do céu.
Rosa: referência ao apelido “Cidade rosa”, do município de Poconé. Além dos ipês rosas, que colorem as ruas, também tem a cor muito presente no seu centro histórico, onde fachadas de casas, comércios e prédios antigos foram pintadas em tons de rosa ao longo das décadas.
Flor de Piúva: é o nome popular, principalmente no Pantanal, do Ipê-roxo. A árvore de grande porte é conhecido pela beleza da floração, que se destaca na seca. Além da beleza, ela também é um importante alimento para as aves durante o período.
Tchuva: significa chuva no linguajar poconeano, que utiliza a letra T no início de algumas palavras, com força no sotaque e da identidade pantaneira. A fala foi moldada pelas línguas dos povos indígenas locais.
O público pode escolher qual nomes melhor representa a família. Cada onça terá duas opções de nomes:
Mãe: Aurora x Boe, filhote: Celeste x Rosa e a outra filhote: Flor de Piúva x Tchuva.
Prazo e como votar
- Até: 29 de setembro de 2025
- Como participar: pela página oficial da RPPN Sesc Pantanal no Instagram (post fixado)
- Critério: será escolhida a combinação de nomes que obtiver maior apoio público
A ação vai além do nomear, fortalece o vínculo entre sociedade e conservação, engajando o público no cuidado com espécies ameaçadas. Além de ajudar na visibilidade da onça-pintada, espécie, símbolo da biodiversidade do Pantanal.
Leia mais
Mais lidas - 1 Parece briga, mas é acasalamento: fotógrafo flagra ritual intenso entre onças
- 2 Onça-pintada mostra porque é rainha do Pantanal em desfile ao pôr-do-sol
- 3 Fotógrafo se depara com filhote da onça Ibaca: ‘amor à primeira vista’
- 4 Filhotes de onça Baía são encontrados vivos
- 5 VÍDEOS: Cayana é flagrada pelas câmeras-trap no Pantanal
- 1 Parece briga, mas é acasalamento: fotógrafo flagra ritual intenso entre onças
- 2 Onça-pintada mostra porque é rainha do Pantanal em desfile ao pôr-do-sol
- 3 Fotógrafo se depara com filhote da onça Ibaca: ‘amor à primeira vista’
- 4 Filhotes de onça Baía são encontrados vivos
- 5 VÍDEOS: Cayana é flagrada pelas câmeras-trap no Pantanal





