A maior aranha do mundo vive na Amazônia, e quase ninguém sabe disso
Com até 30 centímetros de envergadura, a aranha-comedora-de-pássaros surpreende mais pelo tamanho do que pelo perigo
Uma das maiores curiosidades do mundo animal vive escondida em plena Amazônia. É lá, no coração da maior floresta tropical do planeta, que habita a maior aranha já registrada pela ciência: a Theraphosa blondi, mais conhecida como tarântula-golias ou aranha-comedora-de-pássaros.

O nome pode assustar, mas a fama da aranha é maior que sua ameaça real. Apesar do apelido, ela raramente ataca aves. Sua dieta é bem mais modesta, composta por insetos e pequenos vertebrados, como sapos e roedores.
De acordo com a Enciclopédia da Vida, uma plataforma mantida pelo Museu Nacional de História Natural do Smithsonian, nos Estados Unidos, essa espécie de caranguejeira pode alcançar uma envergadura impressionante de 30 centímetros o dobro do tamanho médio de uma mão adulta. Só o corpo da aranha chega a 13 centímetros, e ela pode pesar até 175 gramas.
A tarântula-golias ganhou notoriedade graças a uma ilustração do século 18, feita pela naturalista alemã Maria Sibylla Merian, que retratou o animal devorando um beija-flor. A imagem ajudou a eternizar o apelido dramático, mas não reflete exatamente o comportamento da espécie.
Seu veneno, embora potente o suficiente para paralisar presas, não representa risco fatal para os humanos. Em caso de mordida que ocorre apenas em situações de defesa os sintomas podem incluir náuseas, suor excessivo e dor local. Suas presas, que podem medir até quatro centímetros, são mais intimidantes do que letais.
E não para por aí: como mecanismo de defesa, a aranha também é capaz de lançar pelos urticantes do abdômen. O contato com essas estruturas pode causar irritações na pele e, em pessoas sensíveis, até reações alérgicas nas vias respiratórias.
Gigante, sim. Ameaçadora, nem tanto. Na dúvida, é melhor manter distância mas com admiração. Afinal, não é todo dia que se encontra uma moradora da floresta que também figura no Livro dos Recordes.
Mais lidas - 1 Tamanduá é vista bebendo água com filhote nas costas no Pantanal
- 2 Capivara dá à luz 4 filhotes em pousada no Pantanal
- 3 Família de tuiuiús é flagrada devorando cobra no Pantanal
- 4 Parece briga, mas é acasalamento: fotógrafo flagra ritual intenso entre onças
- 5 Gavião-caramujeiro se equilibra em fio enquanto devora caranguejo
- 1 Tamanduá é vista bebendo água com filhote nas costas no Pantanal
- 2 Capivara dá à luz 4 filhotes em pousada no Pantanal
- 3 Família de tuiuiús é flagrada devorando cobra no Pantanal
- 4 Parece briga, mas é acasalamento: fotógrafo flagra ritual intenso entre onças
- 5 Gavião-caramujeiro se equilibra em fio enquanto devora caranguejo





