Araras, jabuti e antas: 8 animais ganham a liberdade em MT
Todos os animais passaram por resgate, tratamento veterinário e período de recuperação até atingirem condições ideais para a soltura
O mês de agosto marcou mais um importante capítulo para a preservação da fauna em Mato Grosso. Oito animais silvestres resgatados, reabilitados e considerados aptos para retornar ao habitat natural foram soltos na Área de Soltura de Animais Silvestres (ASA) da Fazenda São Benedito, localizada no município de Jangada, no centro-sul do estado.

A iniciativa contou com a parceria da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e reforça a importância do trabalho conjunto entre órgãos ambientais, voluntários e propriedades rurais cadastradas para promover a reintegração de espécies à natureza.
Os animais soltos
Todos os animais passaram por resgate, tratamento veterinário e período de recuperação até atingirem condições ideais para a soltura. Entre eles:
- 🦜 3 araras-canindé adultas
- 🦔 1 tatupeba juvenil
- 🦅 1 urubu-de-cabeça-preta juvenil
- 🐦 1 periquito-de-encontro-amarelo juvenil
- 🐢 1 jabuti-piranga adulto
- 🐦⬛ 1 anú-coroca adulto
Um espaço de acolhimento e esperança
O projeto ASA surgiu inicialmente para a soltura de pequenos pássaros, mas com o tempo e novas parcerias, como com o Sanid Nassarden, passou a receber e reabilitar diversas espécies, principalmente psitacídeos, como papagaios e araras.
Mais recentemente, o espaço também começou a cuidar de filhotes de antas, como dois jovens, um macho e uma fêmea, atualmente em reabilitação, que devem ser destinados futuramente para programas de repovoamento em parceria com a Sema.
Paixão que virou compromisso
O responsável pela Fazenda São Benedito, apaixonado por animais silvestres, lembra que sempre sonhou em criar um espaço de proteção.
“Sempre gostei de animais silvestres. A parceria com a Sema me motivou ainda mais e, hoje, ver essa evolução é gratificante. Nosso objetivo é que, daqui a dez anos, este lugar esteja ainda mais povoado ainda mais de animais”, afirmou.
Veja vídeo abaixo:
Mais lidas - 1 Gavião-caramujeiro se equilibra em fio enquanto devora caramujo
- 2 Parece briga, mas é acasalamento: fotógrafo flagra ritual intenso entre onças
- 3 Capivara dá à luz 4 filhotes em pousada no Pantanal
- 4 Família de tuiuiús é flagrada devorando cobra no Pantanal
- 5 Fotógrafo se depara com filhote da onça Ibaca: ‘amor à primeira vista’
- 1 Gavião-caramujeiro se equilibra em fio enquanto devora caramujo
- 2 Parece briga, mas é acasalamento: fotógrafo flagra ritual intenso entre onças
- 3 Capivara dá à luz 4 filhotes em pousada no Pantanal
- 4 Família de tuiuiús é flagrada devorando cobra no Pantanal
- 5 Fotógrafo se depara com filhote da onça Ibaca: ‘amor à primeira vista’





