Fiéis fazem fila para abençoar animaizinhos de estimação em Campo Grande
A data é tradicional e abre as comemorações em honra a São Francisco de Assis, conhecido mundialmente como o padroeiro dos animais e da ecologia
O domingo (1º) foi bem diferente do habitual na Capela São Francisco de Assis, no bairro Vilas Boas, em Campo Grande. Às 10 horas, uma fila de fiéis se formou em frente a comunidade, cada um trazia também cachorros, gatos, aves e até peixes: era dia de abençoar os animaizinhos de estimação.
A data é tradicional e abre as comemorações em honra a São Francisco de Assis, conhecido mundialmente como o padroeiro dos animais e da ecologia. A festa em si acontece no dia 4 de outubro, mas até lá, os devotos terão uma série de celebrações em homenagem ao santo.
A primeira delas é justamente a benção dos animais.
Na fila se via de tudo: cachorros de grande e pequeno porte, calopsita, jabutis, peixes e gatos. Todos muito amados pelos donos e prontos para receber a benção, que neste ano, foi feita pelo Frei Gabriel Fonseca de Oliveira Maciel.
“Nós franciscanos temos esse bonito costume de dar a benção para os animais, gatos, cachorros, peixes, seja ele qual for, para simbolizar e mostrar ao povo de Deus que também eles são criação de nosso senhor e protetor, Jesus Cristo”, explicou.
São Francisco ganhou o cargo de padroeiro dos animais e da ecologia porque por toda a vida cuidou dos animais como se fossem seus irmãos. Esse é o sentimento cultivado em cada um que neste domingo foi até a capela.
“Todos os anos a gente traz nossos animaizinhos para receber a benção. É importante a gente também cuidar dos nossos animaizinhos com todo o carinho”, reforçou Clea Aparecida de Souza Ferri, a tutora da Shakira.
A estudante Fernanda Silva Mazo, de 19 anos, é dona de um gato, um peixe e três cachorros e fez questão de levar todos para receberem a benção do padroeiro.
“A gente abençoa elas e elas protegem muito a gente, então a gente tem que retribuir, cuidar muito delas, como parte da nossa família mesmo”.
Entre os animaizinhos também estavam Ester e Jurema, dois jabutis que foram batizados há alguns anos pelo frei no dia da benção dos animais. As duas completaram três anos e chamaram atenção na fila.
As comemorações em honra a São Francisco na capela terminam no dia 4 de outubro, com procissão e missa.

Mais lidas - 1 VÍDEO: luta insana entre onça e jacaré na lama é flagrada por francês
- 2 Tamanduá é vista bebendo água com filhote nas costas no Pantanal
- 3 VÍDEO: capivara tenta fugir no rio e onça acompanha a nado no Pantanal
- 4 Tucano ousado ataca ninho alheio e atiça fúria de outras aves
- 5 VÍDEO: onça ‘pesca’ piranha por acaso
- 1 VÍDEO: luta insana entre onça e jacaré na lama é flagrada por francês
- 2 Tamanduá é vista bebendo água com filhote nas costas no Pantanal
- 3 VÍDEO: capivara tenta fugir no rio e onça acompanha a nado no Pantanal
- 4 Tucano ousado ataca ninho alheio e atiça fúria de outras aves
- 5 VÍDEO: onça ‘pesca’ piranha por acaso





