Filhote curioso segue passos da mãe onça em trilha no Pantanal de MT

Na Boca da Ilha de cima, Ibaca e a filhote Jaci dão show de parceria e afeto na região de Porto Jofre.

Uma onça-pintada (Panthera onca) adulta e o filhote dela foram avistadas na tarde dessa quarta-feira (27) na região de Porto Jofre, no Pantanal de Mato Grosso. Os animais, conhecidos como Ibaca e a filhote Jaci, foram registrados próximo à Pousada Berço Pantaneiro.

Duas onças foram vistas na região de Porto Jofre. (Vídeo: Reprodução)

A área onde os felinos foram observados é reconhecida como um dos principais locais para avistamento de onças-pintadas na região pantaneira, sendo frequentemente chamada de parque de observação desses animais. O registro de Ibaca e Jaci mostra os animais em movimento pelo território.

O Pantanal abriga a maior população de onças-pintadas do mundo, e a espécie é considerada ameaçada de extinção, na categoria vulnerável, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Avistamentos como o ocorrido são comuns na região de Porto Jofre, especialmente durante a estação seca, quando os animais se deslocam mais em busca de alimento e água.

Jaci e Ibaca
(Foto: Reprodução)

Turismo de observação de onça-pintada

A observação de onças-pintadas tornou-se uma significante atividade ecoturística na região, atraindo visitantes e pesquisadores de diversas partes do mundo interessados em ver os felinos em seu habitat natural.

Em 2024, Mato Grosso registrou um crescimento de 19,07% na entrada direta de visitantes internacionais, de acordo com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). São pessoas que vêm de longe, muitas vezes sozinhas, fazem escalas em outros estados e carregam na bagagem o desejo de contato direto com a natureza.

O Pantanal mato-grossense segue como principal vitrine do estado no exterior. Reconhecido pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade, o bioma ocupa 35% do território de Mato Grosso e é o centro da nova estratégia da Embratur: unir forças com Mato Grosso do Sul para consolidar o Pantanal como destino de safári no Brasil.

Para o mercado norte-americano, por exemplo, a aposta está em experiências como a Expedição Onça Pintada e o birdwatching no Pantanal Norte. Um grupo de operadores de turismo dos EUA e Canadá percorreu o bioma entre os dias 17 e 23 de maio deste ano, em uma visita organizada especialmente para apresentar os atrativos locais.

Leia mais

  1. Ariranhas dão show de coragem e enfrentam onça no Pantanal; veja vídeo

  2. Onça-pintada abre o bocão em tarde preguiçosa na beira do rio no Pantanal

  3. Onça-pintada transforma expedição no rio Salobra em encontro raro

  4. Mãe onça guia filhotes em travessia em rio no Pantanal

FALE COM O PP

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.