MT é o 3º estado com maior número de araras-azuis, aponta mapeamento
O levantamento foi realizado durante o “Big Day das Araras Azuis”, que mobilizou voluntários no Brasil, Bolívia e Paraguai.
Mato Grosso é o 3° estado com a maior população de araras-azuis (Anodorhynchus hyacinthinus) do Brasil, com 151 animais, segundo o Instituto Arara Azul divulgou nesta semana. No ranking nacional, a contagem das araras foi feita pelos biomas Pantanal, Cerrado e Amazônia.

O levantamento foi feito após o ‘Big Day das Araras Azuis‘, como foi chamada a mobilização entre diversas pessoas do Brasil, Bolívia e Paraguai. O projeto é uma iniciativa científica para observar, registrar e enviar para o Instituto as informações sobre avistamentos de araras-azuis da espécie Anodorhynchus hyacinthinus na natureza.
Para chegar a esse resultado, houve a participação dos observadores Roseno e Gonçalo (Pixico), de Poconé, representantes da comunidade local e parceiros do Projeto Arara Azul, que juntos registraram boa parte do acumulado, além das contribuições de instituições como o SESC Pantanal e Onçafari.
Em primeiro lugar, Mato Grosso do Sul tem 409 araras-azuis e em segundo lugar, o estado do Pará que contabiliza 335 animais da espécie.
Conheça a espécie

A arara-azul-grande (Anodorhynchus hyacinthinus) é uma das espécies mais simbólicas da fauna brasileira, e embora protegida por leis e projetos de conservação, ainda enfrenta ameaças sérias, como destruição do habitat natural, mudanças no clima, comércio ilegal de aves silvestres.
As araras-azuis são aves sociais que vivem em família, bandos ou grupos. Elas são aves conspícuas, que significam que são pássaros de aparência marcante, geralmente por sua coloração vibrante e apresentam certa fidelidade aos locais de alimentação e reprodução. Estão entre as aves mais inteligentes do grupo das aves.
Podem medir até 1 m (da ponta do bico a ponta da cauda), sendo a maior espécie no mundo da família Psittacidae. Adultos podem pesar até 1,3 kg, porém filhotes podem atingir até 1,7 kg no período de pico de peso.
Curiosidades sobre a Arara-azul
Segundo o Instituto Arara Azul, a espécie possue características únicas, além de algumas curiosidades sobre elas, como:
- 🐣Habitats diferentes conforme o estado: No Pantanal, ficam em áreas abertas, com ninhos na borda ou interior de cordilheiras e capões. No Pará, utiliza as florestas úmidas, locais de várzeas ricas em palmeiras. Nas regiões mais secas (TO, PI, MA e BA), é comum encontrá-las em vales dos paredões rochosos, nesta região faz ninhos em ocos de palmeiras (TO), árvores emergentes (PA).
- 🥰Elas conversam entre si: É comum araras vocalizarem e parecer que conversam umas com as outras, isso se chama “preening” (um indivíduo coçando ou fazendo limpeza de penas no outro) ou brincando umas com as outras e com os galhos, flores, folhas das árvores que estão pousadas.
- 🦜Quantidade de espécies: No Brasil, existem cerca de 13 espécies de araras, em seis gêneros distintos.
Leia mais
Mais lidas - 1 VÍDEO: luta insana entre onça e jacaré na lama é flagrada por francês
- 2 Tucano ousado ataca ninho alheio e atiça fúria de outras aves
- 3 Píton e sucuri: conheça as únicas cobras capazes de engolir um humano
- 4 ‘Esturro do jacaré’: vídeo captura vibração sonora no Pantanal
- 5 Motoristas salvam sucuri de 5 metros de ser atropelada em rodovia
- 1 VÍDEO: luta insana entre onça e jacaré na lama é flagrada por francês
- 2 Tucano ousado ataca ninho alheio e atiça fúria de outras aves
- 3 Píton e sucuri: conheça as únicas cobras capazes de engolir um humano
- 4 ‘Esturro do jacaré’: vídeo captura vibração sonora no Pantanal
- 5 Motoristas salvam sucuri de 5 metros de ser atropelada em rodovia





