Onça Itapira: a força e delicadeza de uma sobrevivente do Pantanal

Ela é uma das onças que teve as patas queimadas durante os incêndios no Pantanal

Um registro de tirar o fôlego encheu as lentes de Lucas Morgado, no Pantanal de Mato Grosso do Sul. A onça-pintada Itapira mostrou, num gesto simples de farejar uma planta, que o animal, símbolo do bioma, pode ser selvagem e delicada ao mesmo tempo. Veja o vídeo:

Onça-pintada Itapira mostrando delicadeza ao farejar uma simples planta no Pantanal de MS. (Vídeo: Lucas Morgado)

A onça Itapira é filha da Isa, ambas monitoradas pelo Onçafari, ONG localizada em Miranda (MS), onde Lucas atua como biólogo e guia de campo.

Onça-pintada Itapira
Onça-pintada Itapira esbanjando graciosidade e delicadeza. (Foto: Lucas Morgado)

O momento com o felino foi ainda mais marcante, pois Itapira, nascida em 2023, simboliza a resistência e a graça da vida selvagem do Pantanal, sobrevivente dos incêndios, após ter queimado as patas. “É muito especial”, declara Lucas.

Família da onça Itapira

A história da família não para por aí: Isa, mãe de Itapira, é filha da Aurora e irmã da Fera. Todas as onças-pintadas são monitoradas e preservadas pelo Onçafari, garantindo a proteção desses animais no Pantanal sul-mato-grossense.

FALE COM O PP

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso do Sul, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e nos siga no Instagram.