Onça Ti é vista com os 3 filhotes pela primeira vez

Entre o verde do Pantanal, a fêmea Ti surge com três filhotes em um dos registros mais simbólicos da natureza viva e resiliente.

Um vídeo publicado pelo guia de turismo Tadeu Marques mostra um dos momentos mais simbólicos da vida selvagem pantaneira: a onça-pintada Ti caminhando com seus três filhotes entre a vegetação alta. O registro, feito no coração do Pantanal mato-grossense, é considerado um dos primeiros flagrantes da fêmea acompanhada da ninhada completa.

Onca Ti e vista com filhotes no pantanal foto Antonio Tadeu
Onça Ti é vista com os 3 filhotes pela primeira vez. (Foto: Instagram/Antônio Tadeu)

Na legenda, o guia celebrou o Dia das Crianças com a imagem da família de onças e destacou o significado do registro: “Um sinal lindo de que a natureza está se recuperando. Cuidar do meio ambiente faz a vida florescer. Fomos abençoados com esse presente”.

As imagens mostram Ti em meio à vegetação, observada atentamente pelos filhotes que surgem logo atrás. A cena reforça a importância da preservação do habitat natural das onças, espécie que há décadas enfrenta ameaças de perda de território, incêndios e conflitos com a pecuária. Veja vídeo abaixo:

Onça Ti é vista com os 3 filhotes pela primeira vez. (Crédito: Antônio Tadeu)

Símbolo de força e renascimento

Conhecida entre os observadores de fauna e fotógrafos da região, Ti já havia sido registrada em outros momentos marcantes no Pantanal — incluindo vídeos em que aparece caçando jacarés e arrastando presas de grande porte.

A fêmea, segundo guias que acompanham a região, é uma das onças mais avistadas nos arredores do Parque Estadual Encontro das Águas, área considerada o maior refúgio da espécie no planeta.

Ver uma fêmea adulta com três filhotes é sinal de que a reprodução natural da espécie está ocorrendo com sucesso, algo que especialistas consideram essencial para a manutenção da população local. Em ambientes ameaçados, o nascimento e a sobrevivência de filhotes são considerados indicadores de equilíbrio ecológico.

Preservar para continuar vendo

O Pantanal é uma das regiões com maior densidade de onças-pintadas do mundo, mas também uma das mais vulneráveis aos impactos do fogo e da expansão agropecuária. Registros como o de Ti e seus filhotes ajudam a reafirmar a importância de ações de conservação e do turismo sustentável, que aliam geração de renda com o respeito à fauna e à natureza.

“Cuidar do meio ambiente faz a vida florescer”, escreveu Tadeu.

Leia mais

  1. No Dia das Crianças, 4 capivarinhas aproveitam o sol no Pantanal

FALE COM O PP

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.

Leia também em Animais!

  1. Gato-palheiro fotografado no Pantanal de MS (Foto: Lucas Morgado)

    Aparição rara revela nuances do gato-palheiro, um dos menores felinos do mundo

    O fotógrafo Lucas Morgado teve um encontro raro com um gato-palheiro. Registros...

  2. Conheça o macaco-da-noite, o primata mais discreto do Pantanal

    Também conhecido como macaco-de-cheiro-noturno ou douroucouli, ele é o único primata verdadeiramente...

  3. Capivara dá à luz 4 filhotes em pousada no Pantanal

    Uma capivara deu à luz quatro filhotes no gramado da Pousada Piuval,...

  4. Trio de elefantas divide lanche e descanso sob a sombra no santuário de Chapada dos Guimarães. - Foto: Reprodução/Instagram

    Vídeo mostra trio de elefantas em tarde de roncos e brincadeiras em MT

    Vídeo registra interação curiosa entre três elefantas no Santuário de Chapada dos...

  5. Filhotes de arara-azul recém nascidos

    Filhotes de arara-azul perdem ninho após tempestade no Pantanal

    Tempestades em Mato Grosso do Sul causaram estragos também no Pantanal, deixando...