Pescador registra migração subaquática de cardume contra correnteza em MS

Amante da pescaria, Hudson Nunes flagrou dezenas de curimbas enfrentando as águas caudalosas do córrego Salobro, em Terenos

O empresário e pescador Hudson Nunes presenciou um espetáculo natural raro e difícil de ser registrado enquanto pescava no rio Aquidauana, em Terenos: a saga de um cardume de curimbas correnteza acima.

Curimbas enfrentando a correnteza de córrego em Terenos. (Vídeo: Hudson Nunes)

O flagrante aconteceu na última sexta-feira (30), enquanto Hudson estava próximo ao pesqueiro onde seu pai trabalha como gerente. A passagem “relâmpago” do cardume quebrou a calmaria da pescaria, conta o pescador.

“Eram muitos peixes subindo o rio Aquidauana. E quando falo ‘muitos’, é do tipo que batiam no barco, outros pulavam, quase caindo dentro dele.”

Hudson Nunes.

Segundo o empresário, parte do cardume subiu pelo rio Aquidauana, enquanto outra parcela seguiu pela correnteza caudalosa do córrego Salobro, que deságua no mesmo Aquidauana.

Vídeos subaquáticos feitos por Hudson mostram os peixes nadando contra a correnteza, inclusive vencendo pequenas quedas-d’água. (Assista acima)

Espetáculo natural

Esse comportamento é típico de várias espécies durante o período reprodutivo, quando os peixes enfrentam a força da água para desovar nas cabeceiras de rios e córregos.

Hudson afirma que a última vez que viu um cardume tão grande foi há cinco anos, próximo a um pesqueiro em Bodoquena.

Além de empresário, ele cria conteúdo nas redes sociais sobre pescarias e vida animal, registrando suas aventuras pelos rios de Mato Grosso do Sul. Para ele, cada pescaria é uma oportunidade de viver uma emoção única.

“A sensação de passar por um cardume desses é incrível, não só pela beleza do evento em si, mas também por saber que essa quantidade de peixe está conseguindo subir para desovar, tendo em vista que estamos em período de pré-piracema.”

Hudson Nunes.

Na opinião de Hudson, fenômenos como esse comprovam a efetividade do trabalho de preservação ambiental feito pelo poder público, especialmente pela Polícia Militar Ambiental (PMA), na proteção dessas espécies.

FALE COM O PP

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso do Sul, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e nos siga no Instagram.

Leia também em Animais!

  1. VÍDEO: luta insana entre onça e jacaré na lama é flagrada por francês

    Onça-pintada coberta de lama trava luta brutal com jacaré de três metros...

  2. Tamanduá é vista bebendo água com filhote nas costas no Pantanal

    Tamanduá-bandeira é flagrada no Pantanal carregando o filhote nas costas enquanto bebe...

  3. Gato-palheiro fotografado no Pantanal de MS (Foto: Lucas Morgado)

    Aparição rara revela nuances do gato-palheiro, um dos menores felinos do mundo

    O fotógrafo Lucas Morgado teve um encontro raro com um gato-palheiro. Registros...

  4. Conheça o macaco-da-noite, o primata mais discreto do Pantanal

    Também conhecido como macaco-de-cheiro-noturno ou douroucouli, ele é o único primata verdadeiramente...