Vídeo mostra ariranhas ensinando filhotes a nadar no Pantanal

Comportamento é típico da espécie, que possuem uma estrutura social extremamente cooperativa, diz biológo.

Um vídeo recente gravado no Pantanal chama atenção pelo comportamento social e parental de uma família de ariranhas (Pteronura brasiliensis). Nas imagens, um casal de ariranhas protege a toca à beira do rio, enquanto dois filhotes saem gritando de dentro do abrigo.

Nas imagens, os pais, posicionados na água, parecem chamar os filhotes para se aventurarem no rio. Inicialmente desordenados e receosos, os filhotes entram na água, mas logo recebem o incentivo dos pais, que se aproximam como se encorajassem os pequenos a aprender a nadar. Em determinado momento, os filhotes sobem nas costas dos pais, e juntos seguem nadando, demonstrando a intensa cooperação dentro do grupo.

“O que vemos é um comportamento típico das ariranhas, que possuem uma estrutura social extremamente cooperativa. Todos os membros do grupo participam da proteção e educação dos filhotes, garantindo que aprendam a caçar e se defender até se tornarem independentes, por volta dos dois anos de idade”, explicou o biólogo e perito ambiental Thiago Paiva de Paula.

As ariranhas são animais semiaquáticos, diurnos e territorialistas. Além de serem monogâmicas, vivem em grupos de dois a 16 indivíduos, formados por um casal dominante e seus descendentes. Esse comportamento parental coletivo é essencial para a sobrevivência dos filhotes e reforça a força do grupo contra predadores e invasores do território, incluindo jacarés e onças.

Apesar de sua fama de agressivas quando ameaçadas, as ariranhas demonstram nesse vídeo que a proteção e o incentivo à prole são centrais em seu comportamento social, revelando uma espécie corajosa, cooperativa e fascinante.

Pais ariranhas incentivam filhotes a entrar no rio, ensinando-os a nadar e protegendo a toca no Pantanal (Foto Thiago PaivaBiólogo)
Pais ariranhas incentivam filhotes a entrar no rio, ensinando-os a nadar e protegendo a toca no Pantanal (Foto Thiago PaivaBiólogo)

Leia mais

  1. Casal transforma perda de cachorrinha que viveu 15 anos em projeto para salvar animais em MT

  2. MT é o 3º estado com maior número de araras-azuis, aponta mapeamento

  3. Vídeos raros mostram filhotes de tatu-canastra no Pantanal

FALE COM O PP

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.

Leia também em Animais!

  1. Gato-palheiro fotografado no Pantanal de MS (Foto: Lucas Morgado)

    Aparição rara revela nuances do gato-palheiro, um dos menores felinos do mundo

    O fotógrafo Lucas Morgado teve um encontro raro com um gato-palheiro. Registros...

  2. Conheça o macaco-da-noite, o primata mais discreto do Pantanal

    Também conhecido como macaco-de-cheiro-noturno ou douroucouli, ele é o único primata verdadeiramente...

  3. Capivara dá à luz 4 filhotes em pousada no Pantanal

    Uma capivara deu à luz quatro filhotes no gramado da Pousada Piuval,...

  4. Trio de elefantas divide lanche e descanso sob a sombra no santuário de Chapada dos Guimarães. - Foto: Reprodução/Instagram

    Vídeo mostra trio de elefantas em tarde de roncos e brincadeiras em MT

    Vídeo registra interação curiosa entre três elefantas no Santuário de Chapada dos...

  5. Filhotes de arara-azul recém nascidos

    Filhotes de arara-azul perdem ninho após tempestade no Pantanal

    Tempestades em Mato Grosso do Sul causaram estragos também no Pantanal, deixando...