Brasil terá primeiro censo nacional da população em situação de rua

Levantamento inédito será realizado em julho de 2028 e deve orientar políticas públicas com dados oficiais sobre pessoas em situação de rua.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou a realização do primeiro Censo Nacional da População em Situação de Rua no país, previsto para ocorrer entre os dias 3 e 7 de julho de 2028. A iniciativa inédita busca mapear e compreender o perfil dessa população, historicamente fora das estatísticas oficiais, com divulgação dos primeiros resultados prevista para dezembro do mesmo ano.

Pessoasemsituacaoderua
A proposta do censo busca identificar com mais precisão quem são as pessoas que ocupam as ruas para poder planejar políticas públicas mais eficazes. – Foto: Agência Brasil

O lançamento da pesquisa foi feito em uma série de eventos realizados em diferentes capitais. Durante o evento no Centro de Atendimento Integrado às Pessoas em Situação de Rua (CIPOP-RUA/RJ), o presidente do IBGE, Marcio Pochmann, destacou que a metodologia desenvolvida poderá servir de referência internacional.

Segundo Pochmann, o levantamento permitirá traçar a origem e o perfil das pessoas em situação de rua, oferecendo subsídios para a reformulação de políticas públicas.

“A ideia é que não precisemos mais fazer levantamentos dessa população sem domicílio fixo no futuro”, afirmou.

Realidade crescente

Ele também relembrou que a primeira experiência de contagem ocorreu em São Paulo, entre o fim dos anos 1980 e início dos anos 1990, quando foram identificadas 3.393 pessoas nessa condição. Em 2025, esse número chegou a cerca de 101 mil apenas na capital paulista.

O presidente do instituto defendeu que o crescimento expressivo dessa população exige uma resposta coordenada em nível nacional. Para ele, a questão não pode ficar restrita a iniciativas de prefeituras e governos estaduais, mas deve contar com articulação federal.

Ainda segundo o presidente do IBGE, os recursos para o 1º Censo Nacional da População em Situação de Rua estarão na proposta orçamentária que será enviada pelo governo federal ao Congresso Nacional em agosto.

A pesquisa está sendo desenvolvida em parceria com instituições e movimentos sociais, que contribuíram para a construção da metodologia. Para Pochmann, trata-se de “pagar uma dívida” histórica com uma parcela da população que permanece invisibilizada.

Durante o evento, pessoas com experiência de vida nas ruas também participaram do debate. A expectativa é que o levantamento represente um marco na produção de dados oficiais no Brasil e ajude a orientar políticas públicas mais eficazes para enfrentar o problema da população em situação de rua.

*Com informações da Agência Brasil

Leia mais

  1. Jovens diminuem e população envelhece no Brasil, diz IBGE

  2. Aluguel dispara no Brasil e cresce mais de 50% em nove anos, aponta IBGE

  3. IBGE publica resultado da prova objetiva de seletivo para 9,5 mil vagas

  4. IBGE reduz vagas em concurso de temporários; confira cargos e quando sai edital

  5. Alto Taquari tem território ampliado pelo IBGE; veja mudança

Leia também em Cidadania!

  1. Novo Mercado Municipal Miguel Sutil terá uma fachada verde de aproximadamente 3 mil m². - Foto: Reprodução

    Centro Histórico de Cuiabá ganhará jardim vertical de 3 mil m²

    A proposta prevê a instalação de um jardim vertical ao longo da...

  2. Novo RG

    Novo RG: saiba como emitir o documento sem sair de casa

    Emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN) sem precisar sair de casa...

  3. Manifestação para doação de órgãos pode ser realizado online. (Foto: Divulgação/Ministério da Saúde)

    Uma decisão que pode salvar vidas: saiba como registrar doação de órgãos pelo celular

    Você sabia que é possível manifestar o desejo de doação de órgãos,...

  4. ação projeto tijuca

    Ação leva atendimentos gratuitos, doações e serviços ao Jardim Tijuca neste domingo

    Projeto organiza ação para oferecer orientações em saúde, assistência jurídica, psicologia e...

  5. Novo RG

    Corrida pelo novo RG leva MS a recorde de 38 mil emissões em um mês

    Mato Grosso do Sul registrou, em maio, o maior volume mensal de...