Casal transforma perda de cachorrinha que viveu 15 anos em projeto para salvar animais em MT

A dor da despedida de Mel inspirou Maria Eduarda e Pedro Henrique a fundar uma página que já ajudou dezenas de animais e hoje promove campanha de arrecadação de ração

A perda da cachorrinha Mel, aos 15 anos, trouxe um novo propósito para Maria Eduarda Rodrigues de Oliveira. Ela transformou o sofrimento em cuidado e esperança para outros animais. Junto com o namorado, Pedro Henrique Lopes de Sousa, decidiram criar um perfil no Instagram voltado à proteção animal, a “Mãos que acolhem patas”

animal Maria Eduarda e Pedro Henrique transformaram a dor da perda da cachorrinha Mel em um projeto que salva e alimenta animais de rua (Foto: Maria Eduarda)
Maria Eduarda e Pedro Henrique transformaram a dor da perda da cachorrinha Mel em um projeto que salva e alimenta animais de rua (Foto: Maria Eduarda)

“Eu estava na igreja e senti como se Jesus colocasse um propósito dentro de mim. Conversei com o Pedro e decidimos que precisávamos fazer algo, mesmo dentro das nossas condições”, conta Maria Eduarda.

O espaço, que começou com a simples vontade de ajudar, e logo ganhou força. Com postagens diárias e histórias de resgate e adoção, o projeto conquistou o apoio de centenas de pessoas, seguidores que compartilham, divulgam e ajudam a dar visibilidade aos animais.

“Nós não temos voluntários fixos, mas temos uma rede de pessoas incríveis que estão sempre interagindo, pedindo para serem marcadas, ajudando a espalhar as postagens. É uma causa pelos animais”, diz Maria Eduarda.

Entre os casos marcantes está o do cachorrinho Thor, resgatado das ruas e que hoje vive com o casal, e o de um gatinho salvo com a cabeça presa em um bloco de concreto. “Foi em um lugar que a gente nunca passava, mas naquele dia passamos e o vimos. Acredito que são ações que Deus coloca no nosso caminho”, afirma.

Entre os resgates feitos pelo grupo está o do cãozinho Thor, que saiu das ruas e hoje vive com o casal fundador do projeto (Foto: Maria Eduarda)
Entre os resgates feitos pelo grupo está o do cãozinho Thor, que saiu das ruas e hoje vive com o casal fundador do projeto (Foto: Maria Eduarda)

O projeto conta ainda com o apoio de uma equipe engajada: Arthur Henrique Lopes de Sousa, responsável pela criação das postagens; Rebeca Borges, estudante de Medicina Veterinária que participa das ações e busca parcerias; Whitoria Fialho e Maria Vitória Silva, que também ajudam na divulgação e articulação de ações.

A página ganhou visibilidade após uma reportagem local, o que impulsionou o alcance das publicações. Desde então, o grupo firmou uma parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Barra do Garças, por meio de Blainy Danilo e do médico veterinário Michael Fernandes, coordenador da Pasta do Bem-Estar Animal.

“Eles enviam fotos de cães disponíveis para adoção e acompanham os resgates. Já conseguimos cerca de 25 doações até agora, e isso é só o começo”, comemora Maria Eduarda.

Agora, o projeto realiza uma nova mobilização: a campanha “Ação Ração”, voltada à arrecadação de ração e contribuições via Pix para alimentar cães em situação de rua. “A gente prefere receber a ração, mas também aceitamos doações em dinheiro. Vamos deixar os alimentos nas casas de cuidadoras que ajudam os animais do bairro”, explica.

Com fé, união e amor pelos bichos, Maria Eduarda e Pedro Henrique seguem firmes no propósito que nasceu da saudade de Mel, transformando uma perda pessoal em um gesto coletivo de compaixão.

“A Mel continua sendo parte de mim. E acredito que cada vida salva é uma forma de manter o amor dela vivo”, diz Maria Eduarda.

Leia mais

  1. Perícia confirma mortandade de peixes e erosões após rebaixamento de reservatório da Usina Colíder

  2. Pantanal: tamanduás-bandeira resgatados ganham apoio para voltar à natureza

  3. Ampara arrecada valor pedido para devolver onça Tupã ao Pantanal

FALE COM O PP

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.

Leia também em Cidadania!

  1. Documentário sobre 60 mulheres indígenas de MT é lançado na COP

    Documentário sobre soberania e proteção territorial de mulheres indígenas estreia na COP...

  2. Campanha Papai Noel dos Correios começa em MT e já reúne 4 mil cartinhas

    Começou nesta quarta-feira (12), a campanha Papai Noel dos Correios 2025. ...

  3. BQQ está no Jardim Paula 2 e quer saber: quais os problemas mais urgentes do bairro?

    O Bairro Que Eu Quero (BQQ), quadro do MT1, da TV Centro América, está...

  4. Imagem ilustrativa de casas do programa Minha Casa, Minha Vida. (Foto: Ronaldo Junior / PR)

    Teto do Minha Casa, Minha Vida sobe para R$ 275 mil

    O valor máximo dos imóveis financiados pelo programa Minha Casa, Minha Vida...

  5. Foto tamanho certo 16

    CVV promove Semana de valorização da vida com atividades gratuitas em Cuiabá

    Na noite desta segunda-feira (10), o Dr. Alaor Santos Filho, psiquiatra e...