Invocação do Mal 4 vem aí: descubra a ordem certa dos filmes

Para entender a trajetória dos Warren e seus encontros com o sobrenatural, é preciso assistir na ordem cronológica

Invocação do Mal 4 chega aos cinemas no dia 4 de setembro. É o momento ideal para revisitar o universo que acompanha os casos do casal mais famoso do terror: Ed e Lorraine Warren. Ou se aventurar nele pela primeira vez, se tiver coragem…

Mas atenção: os filmes não seguem a ordem de lançamento. Para entender a trajetória dos Warren e seus encontros com o sobrenatural, é preciso assistir na ordem cronológica. Confira o guia completo e prepare a pipoca (e crucifixo):

Filme Invocação do Mal
Invocação do Mal e seus maiores protagonistas, o casal Ed e Lorraine Warren. (Foto: Warner Bros)

1º – A Freira (2018)

O primeiro da lista é A Freira, quinto filme da saga, lançado em 2018. A história se passa em 1952, em uma abadia isolada na Romênia, onde freiras são atormentadas por uma entidade demoníaca libertada durante a guerra. Uma bomba da Segunda Guerra Mundial atinge o local onde o mal estava selado, com sangue de Jesus, onde continha uma mensagem sinistra: “Deus termina aqui.” O terror começa quando uma das freiras tira a própria vida para evitar ser possuída pelo demônio.

2º – Annabelle 2: A Criação do Mal (2014)

Neste filme, conhecemos a origem da famosa boneca amaldiçoada. A trama se passa em 1955 (embora tenha início em 1943) e acompanha um casal marcado por uma tragédia: a perda da filha.
Doze anos depois, eles decidem abrir as portas de casa para um grupo de meninas órfãs, mas o que era para ser um gesto de acolhimento se transforma em puro terror. A presença do mal, libertado no passado, volta para assombrá-los.

3º – A Freira 2 (2023)

O temido demônio está de volta! Desta vez, os acontecimentos se passam em 1956, quando a irmã Irene, a noviça que enfrentou o mal no primeiro filme, precisa encarar a entidade novamente. O retorno do terror é marcado pelo assassinato misterioso de um padre na pequena cidade onde fica a antiga abadia.

4º – Annabelle (2014)

A história do primeiro filme da boneca amaldiçoada se passa em 1967. Uma jovem gestante começa a ser atormentada por uma entidade demoníaca dentro da própria casa, onde vive com o marido. É ele quem, sem saber do perigo, presenteia a esposa com a boneca Annabelle. Os horrores começam quando os vizinhos do casal são mortos pela própria filha e o namorado dela.

5º – Invocação do Mal (2013)

Esse é o filme que apresenta ao público Ed e Lorraine Warren, o casal de investigadores paranormais que se tornaria o centro do universo Invocação do Mal. A trama se passa em 1971, quando uma família, pai, mãe e cinco filhas, busca a ajuda dos Warren após eventos assustadores tomarem conta da casa onde vivem.

6º – Annabelle 3: De Volta para Casa (2019)

A história se passa em 1972 e tem como foco a filha dos Warren. Enquanto Ed e Lorraine estão fora, a adolescente precisa enfrentar o terror dentro da própria casa, mais precisamente, no museu de artefatos assombrados dos pais. É lá que Annabelle, a boneca amaldiçoada, e outras forças do mal ganham vida, transformando o lugar em um verdadeiro pesadelo.

7º – Invocação do Mal 2 (2016)

Mais uma família com crianças é atormentada por um espírito maligno, desta vez em 1977, no Reino Unido. A mãe solteira busca ajuda no casal Warren, que acaba enfrentando diretamente as forças do mal, e sofre as consequências nas próprias mãos do temido demônio.

“A Maldição da Chorona” faz parte do universo de Invocação do Mal?

Conforme o portal norte-americano “Entertainment Weefly”, o diretor de “A Maldição da Chorona”, Michael Chaves, não é considerado parte da franquia Invocação do Mal.

A confusão teria iniciado porque há a participação na história o padre Perez (Tony Amendola), que esteve no primeiro filme de Annabelle (2014).

“A ideia era que [a participação especial de Annabelle] seria uma coisinha escondida que você descobriria enquanto assistia ao filme. Uma das razões pelas quais não poderia formalmente fazer parte do universo Invocação do Mal é que não incluiu um dos principais produtores, que é Peter Safran. Invocação do Mal é seu bebê, dele e James [Wan], e eles ainda são os dois principais produtores”, afirmou Chaves à reportagem.

Ambientado em 1970, o filme apresenta a lenda de La Llorona, uma mulher que afogou os próprios filhos e agora, como um espírito atormentado, tenta capturar outras crianças para preencher o vazio deixado pelo crime.

Leia mais

  1. Invocação do Mal volta aos cinemas com novo caso sobrenatural

  2. Invocação do Mal 4: trailer revela o último caso dos Warren

  3. Invocação do bem: Vera Farmiga e o The Yagas

Confira o trailer dublado de Invocação do Mal: O Último Ritual: