Advogado leva arte para rua tocando músicas da ditadura em trompete

Cada vez que o semáforo fica vermelho, salta da calçada um homem de chapéu, camisa azul, e seu trompete

O som do trompete contrasta com o vaivém de carros na esquina das ruas Antônio Maria Coelho e Bahia, região central de Campo Grande. A cada vez que o semáforo fica vermelho, salta da calçada um homem de chapéu, camisa azul, e seu trompete.

A máscara que cobre o nariz e a boca é deixada de lado para que do pulmão venha o fôlego de quem toca, desde menino, um dos instrumentos de sopro mais difíceis de uma orquestra.

Trompete toma esquina com música e arte. (Vídeo: Paulinha Maciulevicius)

Basta uma volta de carro para encontrar lugar e estacionar. Não só para apreciar a música, mas para descobrir quem e o quê está por trás do som.

O trompetista é Yeinson Delgado, de 44 anos. Advogado e professor, deixou tudo para trás ao sair da Venezuela em 2015. De lá pra cá, Yeinson é “apenas” um artista de rua que encontra em sua arte uma forma de levar vida e também ganhar a vida.

“Uma população sem arte, sem artista de rua, é uma população morta”.

Trompete na bagagem

Yeinson carrega consigo a música desde 2014, quando saiu da Venezuela pela primeira vez, por um breve período. A saída definitiva veio no ano seguinte. “Eu como venezuelano estou procurando um jeito de ter uma vida melhor com música de rua, sendo arista de rua honradamente. Também faço malabares”, conta.

Há uma semana ele chegou a Campo Grande, veio descendo o Brasil desde o Acre, o que explica o número de celular brasileiro começar com o código 68, e ele deve partir em breve para Dourados e depois Ponta Porã.

Trompete nas mãos, Yeinson é artista de rua que passa por Campo Grande
Com trompete nas mãos, Yeinson é artista de rua que passa por Campo Grande. (Foto: Paulinha Maciulevicius)

“Aqui eu estou de passagem. Quando um pessoal trabalha como arte de rua não pode ficar num lugar só”, explica. Do Brasil, ele só tem elogios dizendo que é um país muito acolhedor. Já Campo Grande, segundo ele, precisa criar mais consciência sobre a arte de rua.

Do trompete sai canções aprendidas ainda na infância, da ditadura de Marcos Pérez Jiménez, tenente coronel que chegou a general e protagonizou golpes de Estado na década de 1940 e 1950. Presidente do país desde 1950, Marcos Pérez Jiménez foi derrubado em 1958, quando iniciou o processo democrático da Venezuela.

Isso é fruto de uma mera googlada jornalística. Nas palavras do trompetista, a versão é carregada de nostalgia. “É música do tempo da ditadura de Marcos Pérez Jiménez, um presidente da Venezuela ditador a favor da população, não como Maduro que agora é contra a população, que não tem comida, não tem trabalho”.

LEIA MAIS:

FALE COM O PP

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso do Sul, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e nos siga no Instagram.

Leia também em Comportamento!

  1. ex-bbb, Priscila Pires com novo visual (Foto: Reprodução/ redes sociais)

    Ex-BBB Priscila Pires impressiona fãs com novo visual

    A vice-campeã do BBB 9, Priscila Pires, surpreendeu os fãs ao compartilhar...

  2. Zé Cantor durante intervenção musical em hospital, onde a canção ajuda a reduzir ansiedade e fortalecer vínculos no cuidado. - Foto: Reprodução

    Musicoterapeuta transforma canção em cuidado e gestão em MT

    Em Cuiabá, musicoterapeuta usa método clínico para reduzir ansiedade em hospitais e...

  3. Signos em 2026

    Descubra quais signos vão viver altos e baixos no amor em 2026

    Em 2026, Saturno, Netuno e Vênus prometem mudanças intensas no amor. Descubra...

  4. Fim de semana tem Leonardo, Blitz, Pique Novo, teatro e Papai Noel em MT

    Cuiabá tem um fim de semana cheio de atrações para todos os...

  5. A habilidade de discordar com elegância

    Saber discordar é uma das habilidades mais necessárias em vários ambientes, seja...

  6. Concurso em MT premiará com até R$ 10 mil melhores fachadas de Natal

    Concurso natalino de Canarana premiará cinco casas e cinco comércios pela criatividade...