Do autismo a mudança de vida: mães solo se desdobram por amor

Mulheres que criam os filhos sozinhas falam sobre os desafios e as alegrias da maternidade

Elas até fizeram planos, mas tiveram de aprender a lidar sozinhas com todas as mudanças trazidas pela maternidade. São as “mães solo” que enfrentam muitos desafios, mas não deixam de ser recompensadas, seja por acompanhar o desenvolvimento do filho desacreditado pelos médicos ou por ouvir as expressões de amor de uma filha que nasceu quando a mãe pensava em mudar de cidade.

Helen mae do Joao
Helen Felizardo e João Pedro (Foto: Arquivo Pessoal)

Helen Felizardo realizou o sonho de ser mãe aos 33 anos, mas, o roteiro não foi como ela imaginava. Com apenas 1 ano e seis meses, João Pedro recebeu o primeiro diagnóstico, o de paralisia cerebral. Alguns anos depois, o segundo chegou, o de TEA (Transtorno do Espectro Autista). “Eu tive que sair do meu emprego para assumir totalmente o João”, afirma.

Formada em Administração, ela saiu da empresa onde trabalhava para se dedicar exclusivamente ao filho e se desdobra para dar conta das terapias e da escola do adolescente.

A renda da família agora vem do bazar que ela organiza com empreendedores parceiros. “São somente roupas femininas novas e seminovas, amigas que têm lojas, e são esses parceiros que nos doam roupas e estamos vivendo”, frisa.

Helen comenta que além dessas questões ainda tem de lidar com a rejeição e o preconceito. “Infelizmente há isso em nosso meio”, diz, revelando as preocupações com o filho.

“Eu quero que Deus dê a mim forças e saúde para cuidar do João Pedro porque se eu for primeiro quem é que vai cuidar do João? Quem vai ficar com ele ? Como vai ser o futuro dele sem mim ? Então eu peço que Deus me dê forças todos os dias para que eu possa cuidar do João”.

E os cuidados que ela teve até o momento deram muito resultado. “Os médicos falaram: ‘mãe, ele não vai andar, não vai falar’. Hoje poder contemplar esse milagre de ver ele evoluindo nesses 14 anos, isso é muito compensador. Eu faria tudo de novo pelo meu filho. Faria tudo de novo e faço o que for preciso”, disse.

monik e Maria
Monik e Maria (Foto: Arquivo Pessoal)

“Ela é extraordinária e eu amo ser mãe dela”

Quem também diz fazer de tudo pela filha Maria Vitória, de 5 anos, é a assistente jurídica e micro-empresária Monik Pissurno, de 30 anos. Ela tinha acabado de pedir demissão e, com as passagens compradas, estava prestes a mudar de cidade quando descobriu a gravidez. “E aí tudo mudou”.

Sem o auxílio do pai da criança, durante a gestação ela sobreviveu do seguro-desemprego e salário-maternidade até o nascimento de Maria. Após o nascimento da pequena, Monik decidiu abrir um bar no bairro Coophavila, onde só começava a trabalhar depois que a menina dormia.

Quando Maria completou 6 meses, Monik decidiu voltar a trabalhar na área de sua formação, o Direito. Começou a atuar em um cartório no período da manhã e no bar à noite, chegava em casa por volta de 23h30.

“Se mãe já sente culpa, mãe solo sente o dobro”, diz.

Esta culpa pesou mais quando ela chegou em casa durante uma noite e a filha virou as costas para ela. Decidiu pedir demissão do cartório e passar mais tempo com Maria. Não se arrependeu.

Dormia com ela, acordava com ela, almoçava com ela. Aproveitei a infância dela. Maria está mais “independente”, com horário para ginástica, natação e escola. Monik faz questão de levar e buscar a pequena em tudo.

“A dica que eu dou para as mães é: não esperem encontrar uma pessoa para aproveitar a vida do seu filho. Nós fazemos excursões sozinhas, viajamos para Gramado sozinhas. A Maria tem uma mãe que se vira nos 30 para tentar suprir ela de qualquer coisa. Ela é extraordinária e eu amo ser mãe dela”.

Confira outras histórias de mães na reportagem produzida pelo repórter da ? rádio Morena FM, Vivian Krajewski:

Leia mais

  1. 20 brechós realizam bazar especial para as mães

  2. Confira quem ganhou uma bolsa no sorteio de Dia das Mães

  3. Confira quem venceu o sorteio de Dia das Mães do Primeira Página MS

FALE COM O PP

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso do Sul, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e nos siga no Instagram.

Leia também em Comportamento!

  1. Marroquino pede brasileira em casamento: casal se abraça no aeroporto durante o primeiro encontro presencial após relacionamento à distância. - Foto: Reprodução/Instagram

    Marroquino atravessa quase 10 mil quilômetros e pede mato-grossense em casamento

    Após quase um ano de namoro virtual, marroquino viajou ao Brasil, pediu...

  2. Melancias, TV e ovos estão entre os objetos que já foram esquecidos no Uber. - Foto: Reprodução/Uber

    De melancias a TV de 55 polegadas: veja o que brasileiros esquecem no Uber

    A Uber divulgou neste mês um ranking das cidades onde os passageiros...

  3. A surpresa de um motoboy ao ser recebido com cordialidade diz muito sobre a forma como estamos tratando as pessoas. - Foto: imagem criada por IA

    Quando a gentileza vira exceção

    Um motoboy chamado Eliézer Grosse se surpreendeu com um gesto de gentileza...

  4. Buracos na rua serviram de cenário para a bandeira do Brasil. (Foto: Augusto Castro)

    Buracos viram cenário da bandeira do Brasil em rua de Campo Grande

    Moradores do Coophatrabalho, em Campo Grande, pintaram a rua para a Copa...

  5. primeira pagina 2026 06 08T204401.211

    Mato-grossense de 8 anos vence concurso internacional de beleza na Colômbia; conheça

    A pequena miss mato-grossense Helena Vinha, de 8 anos de idade, venceu...