Marca de café é suspensa pela Anvisa após cacos de vidro em meio ao pó

A agência determinou, ainda, o recolhimento de suplementos alimentares por irregularidades na fabricação

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou a suspensão da fabricação, distribuição e comercialização de uma marca de café, após corpos estranhos semelhantes a vidros serem encontrados no pó do produto. A proibição atinge todas as unidades do café torrado, moído extraforte e tradicional.

café
Dia nacional do café, comemorado no dia 24 de maio (Foto: Divulgação)

Segundo informado pelo órgão, a medida foi tomada após uma portaria da Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde, do Rio de Janeiro, confirmar a origem desconhecida do produto. 

As empresas responsáveis pela produção do café de marca Câmara não estão regulares nos órgãos competentes. A suspeita iniciou-se através do lote de número 160229 do produto.

Whey Protein também

Assim como a marca de café, a Anvisa determinou o recolhimento de todos os alimentos, incluindo suplementos alimentares, da empresa Axis Nutrition Indústria e Comércio de Alimentos Ltda.

A ação se deu após uma inspeção sanitária realizada entre os dias 15 e 17 de setembro, que verificou falhas graves nas boas práticas de fabricação de alimentos pela empresa. As irregularidades encontradas foram: 

  • Ausência de responsável técnico legalmente habilitado.
  • Falhas no controle de qualidade e segurança de água potável.
  • Ausência de registros das operações e fluxo de produção cruzado para as operações realizadas.
  • Falta de precisão no Programa de Controle de Alergênicos (PCAL).
  • Ausência de rastreabilidade dos produtos e das matérias-primas usadas.
  • Falhas nos critérios de seleção das matérias-primas.
  • Ausência de controle de qualidade e de estudos de estabilidade dos produtos acabados.

Da mesma forma, foram apreendidos todos os lotes do Whey Isomix Definition, da marca Proteus, fabricado pela empresa Nutrimix A. Suplementos SLU.

A medida aconteceu após a empresa Unlimited Alimentos e Suplementos SLU Ltda, verdadeira responsável pela fabricação do produto, comunicar que a produção do suplemento foi interrompida em 2024. A companhia alegou, ainda, que não possui nenhuma relação com a Nutrimix. 

A reportagem tentou contato com as empresas suspensas, mas não foram encontrados telefones ou e-mails. O espaço segue aberto para manifestações.

FALE COM O PP

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso do Sul, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e nos siga no Instagram.