O passeio do Dino para acalmar menino autista é a cena mais bonita desta terça

Dino é mascote de uma loja de roupas no Centro de Campo Grande e ajudou a acalmar o pequeno Théo, durante uma crise que o menino teve enquanto ele fazia compras com a mãe

O pequeno Théo, de 6 anos, fez um amigo para lá de inusitado em plena região central de Campo Grande. Um Dino super simpático e paciente ajudou o menino, que é autista, a superar uma crise com um simples passeio na Rua Dom Aquino. As imagens da caminhada foram parar na internet e tem emocionado internautas pelo gesto singelo, mas repleto de carinho e cuidado do Dino.

O encontro ocorreu na tarde do último sábado (4), quando o Théo e a mãe dele, a professora Magali Varela foram comprar material escolar.

“Nós entramos em uma loja e o excesso de informação visual, mexeu com a capacidade sensorial dele. Ele também queria que eu comprasse mais um dinossauro para a coleção dele, mas eu expliquei que não iria poder comprar. Ele ficou muito nervoso, começou a chorar e nós tivemos de sair da loja”, comenta a professora.

Magali conta que o filho saiu em desespero do estabelecimento e nada do que ela fazia para tentar acalmá-lo, parecia adiantar. Mãe e filho estavam próximos à Loja do Dino, que é especializada em roupas infantis e que por coincidência tem um dinossauro como mascote.

 “Eu sentei como o Théo num banquinho para tentar acalmá-lo, foi então que o Dino apareceu. Ele (Dino) ofereceu pipa, pirulito, mas tudo o Théo recusava”, diz Magali.

A professora explica que o filho ama dinossauros. “Ele falou t-rex antes de pai e mãe. Só em casa ele tem entorno de uns 200 bonecos de dinossauros”, diz. É comum que autistas tenham grande interesse em algo ou em determinado assunto. É o hiperfoco, que no caso do Théo, se manifesta pelo fascínio pelos “Dinos”.

ddino
Théo e Dino caminhando na calçada da Rua Dom Aquino. (Foto: Canal Aberto)

No entanto, mesmo com tanto carinho pelos animais pré-históricos, não foi fácil para o Dino agradar o Théo. O menino só começou a se acalmar depois que o Dino pegou na mão dele e começou a andar pela calçada da Rua Dom Aquino.

O passeio com o Dino durou pouco, menos de uma quadra, mas a paciência do rapaz vestido com o personagem, acalmou o Théo e impressionou a professora. 

“Muitas pessoas ao verem uma criança autista chorando, em crise, seja em um supermercado, no Centro ou em alguma loja, acaba achando que é falta de educação. Insinua que se fosse filho fosse dela já teria resolvido e isso é uma prova da falta de conhecimento, um reflexo da falta de informação”, comenta a professora.

Para tentar facilitar o entendimento das pessoas sobre a condição do filho, Magali costuma vestir o Théo com a camisetinha que tem a estampa do quebra-cabeças colorido, o símbolo do autismo. No dia do passeio com o Dino, inclusive, Théo estava com ela.  

Apesar dos desafios, Magali acredita que a mentalidade das pessoas sobre o autismo tem mudado aos poucos e ajudado a acabar com o preconceito. A prova disso, são exemplos como o Dino da Rua Dom Aquino.

WhatsApp Image 2023 02 06 at 19.37.58 1 1
Théo sendo acalmado pelo Dino. (Foto: Canal Aberto)

“Ele não se importou de ajudar meu filho, teve paciência de tentar acalmar ele”, completa. 

O passeio com o Dino deu tão certo que na sequência, mãe e filho, conseguiram continuar as comprar planejadas.

Magali ainda não descobriu quem estava por de baixo da fantasia, mas deve voltar na loja para proporcionar outro encontro do filho com o mais novo amigão dele.

Ela externou toda a sua gratidão no Facebook.

“Achei muito linda a atitude do Dino da Loja do Dino que fica na Dom Aquino, por tentar acalmar nosso Théozinho (autista). Depois de uma crise ele estava muito nervoso e foram várias as tentativas. O Dino andou com ele até a metade do quarteirão conversando. Dino, obrigada, continue você está no caminho certo; Por mais pessoas como você”, parabenizou Magali.

As fotos do Dino acalmando o Théo, foram postadas no grupo “Aonde ir em Campo Grande MS” e emocionaram os internautas. Já são mais de 2,1 mil curtidas e 172 comentários. A postagem também “bombou” na página do Passeando em Campo Grande onde já acumular mais de 1,2 curtidas.

“O meu filho também tem TEA (Transtorno do Espectro Autista) e toda vez que passa pelo dino eles tiram uma foto, não sei se é a mesma pessoa, mas está de parabéns. Só quem é mãe de criança atípica sabe como isso faz toda diferença”, disse Debora Sunenn que também é mãe de um autista.

“Por mais pessoas que se preocupem com pessoas! Parabéns Dino por compreender a situação momentânea, você arrasou!”, disse Camila Lopes.

“Parabéns pela sensibilidade dele. Por mais Dinos no mundo”, comentou Meyre Mathias outra internauta.

Eai, você sabe quem é o Dino? Passe o contato dele para o Primeira Página ?   

FALE COM O PP

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso do Sul, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e nos siga no Instagram.

Leia também em Comportamento!

  1. Fernando Pereira

    Mato-grossense que deixou Sinop para lutar na guerra morre em ataque de drone na Ucrânia

    Mato-grossense que deixou Sinop para lutar na guerra entre Ucrânia e Rússia...

  2. papa leao XIV vaticano

    Papa Leão XIV fala da beatificação de padre italiano que viveu em MT; veja vídeo

    Papa Leão XIV citou a beatificação de Nazareno Lanciotti durante o Angelus,...

  3. Mais de 17 mil potes do bolo foram vendidos. (Foto: Osvaldo Nóbrega)

    Fiéis em busca de alianças lotam Catedral de Santo Antônio em Campo Grande

    Devotos lotaram a Catedral Santo Antônio em busca das tradicionais alianças abençoadas...

  4. Marroquino pede brasileira em casamento: casal se abraça no aeroporto durante o primeiro encontro presencial após relacionamento à distância. - Foto: Reprodução/Instagram

    Marroquino atravessa quase 10 mil quilômetros e pede mato-grossense em casamento

    Após quase um ano de namoro virtual, marroquino viajou ao Brasil, pediu...