Primeiro Dia das Mães de jovem é marcado por superação após parto prematuro

Diagnóstico de Chikungunya adiantou o nascimento de Artemis, que precisou ser levada de avião até uma UTI Neonatal

Quinze dias após o nascimento, a bebê prematura que precisou ser transferida de avião de Bela Vista para uma UTI neonatal em Três Lagoas segue internada, com evolução satisfatória. A mãe acompanha diariamente a recuperação da filha e vai passar o primeiro Dia das Mães ao lado da recém-nascida, no hospital. Guerreira desde a barriga da mãe, a menina foi batizada de Ártemis, deusa grega da caça e do parto.

Design sem nome 31
Fernanda e a filha Artemis, no hospital (Foto: reprodução)

Fernanda contou que recebeu o diagnóstico de chikungunya durante a gestação e que a confirmação trouxe preocupação com a possibilidade de um parto prematuro. Segundo o relato, as dores começaram quando ela estava em Bela Vista. A bebê nasceu com 29 semanas e seis dias, pesando 1,3 kg, precisando de cuidados intensivos logo após o parto.

Leia mais

  1. Bebê prematuro mobiliza força-tarefa e é transferido de avião para Campo Grande

Diante da necessidade de atendimento especializado, mãe e filha foram transferidas de avião para o Hospital Auxiliadora, em Três Lagoas, referência em UTI neonatal. O transporte foi feito para garantir suporte respiratório e acompanhamento contínuo à recém-nascida.

De acordo com o coordenador da UTI Neonatal, Fernando Ferroni Machado, durante a internação, no dia 29 de abril, a bebê precisou ser intubada por conta de apneia, condição relacionada à prematuridade. Após três dias, foi extubada.

“Hoje é o 15º dia de vida desse bebê. Ta pesando hoje 1,385 kg. Desde ontem nós deixamos ela em ar ambiente. É um bebê que está evoluindo de forma satisfatória na UTI”, ressaltou o médico. 

Internada em Três Lagoas, Fernanda está hospedada com a avó materna da criança em uma casa abrigo da cidade. A rotina inclui visitas diárias à UTI neonatal para acompanhar a recuperação da filha.

“É muito gratificante chegar aqui todos os dias e ver ela conseguindo se recuperar. Quando a gente chegou aqui, ela estava bem diferente, ela ta mais gordinha agora. Ela interage mais com a gente, com os médicos. É uma sensação de conforto. No próximo Dia das Mães eu tenho certeza que nós vamos estar juntas. Ela vai estar correndo pela casa e a gente vai ter superado tudo isso e vai ser uma história para contar”, declarou a nova mãe. 

FALE COM O PP

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso do Sul, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e nos siga no Instagram.