Unhas coloridas estão em alta entre homens em Cuiabá
De Harry Styles a João Guilherme, ex-namorado de Jade Picon, do BBB 22, unhas coloridas e desenhadas estão em alta entre homens de Cuiabá
De Harry Styles a João Guilherme, as unhas coloridas já viraram a nova tendência do momento também entre os homens de Cuiabá. Proprietária de uma esmalteria em Cuiabá, a empresária Karol Guerra conta que o aumento dos atendimentos em homens já é uma realidade no estabelecimento.

Apesar de não ser novidade que eles sejam adeptos ao universo dos salões de beleza, incluindo manicure e pedicure, a base transparente e sem brilho agora deu lugar a esmaltes coloridos, com direito a nail arts (como é chamada a técnica de desenho nas unhas).
O jornalista Airton Marques, de 31 anos, pintou as unhas pela primeira vez em 2019, mas conta que sempre teve uma “vontade interna” de colorir essa parte do corpo também. Um dos impedimentos para Airton era como a sociedade encararia as unhas pintadas, já que o esmalte é associado como algo feminino.
LEIA MAIS
#Coffeelovers: nem o calor de 40°C faz cuiabano deixar o café de lado
“Quando decidi que não me importaria com qualquer julgamento, comprei um esmalte preto, um palito e um removedor. Eu mesmo tentei pintar, ficou horrível [o acabamento], mas fiquei feliz com o resultado, já que super combinou comigo”.
Dois anos depois, Airton foi a uma esmalteria pela primeira vez em busca de um resultado mais profissional. Da primeira vez que pintou as unhas, optou por um esmalte preto, mas logo descobriu que as cores ajudariam ainda mais a expressar seu próprio estilo.
“Comecei a experimentar cores variadas e alguns desenhos. Descobri que amo roxo e vermelho, apesar de preto ainda ser minha cor preferida. Ainda sinto como se eu fosse uma ‘atração’, pois creio que algumas mulheres ainda se espantam com um homem pintando as unhas com cores, não apenas com base”.
Desde que começou a colocar cores e desenhos nas unhas, ele se lembra de ter recebido muitos elogios, mas também, já ouviu que pintar unhas não era “coisa de menino”.

“Vejo como algo cultural, entendo que pintar as unhas está muito ligado ao universo feminino. Já os homens são ensinados a não se importarem muito com a própria estética ou com algo que quebre a imagem de virilidade”.
Para o jornalista, o cenário tem mudado, já que muitos homens têm começado a se importar mais com procedimentos estéticos, moda e acessórios, por exemplo. No caso de Airton, que se expressa por meio de roupas, sapatos e acessórios, pintar as unhas com esmaltes coloridos e desenhos pode ser feito por qualquer pessoa.
“Pintar as unhas serve para compor meu estilo e me sentir melhor com minha imagem. Assim deve ser para qualquer pessoa, independentemente de gênero ou orientação sexual. As mulheres são pressionadas a fazerem as unhas, mas elas também devem ter a liberdade de não se importar com isso”.
Homens estão indo mais em esmalterias
Karol acredita que, após a pandemia da covid-19, as pessoas começaram a olhar mais para si mesmas e momentos simples na manicure ou pedicure se tornaram algo relaxante para os homens também. Assim como Airton, ela reforça que pintar as unhas não é algo voltado apenas para as mulheres.
Quando abriu o primeiro estabelecimento no ramo, há oito anos, ela já buscava ter um ambiente em que todos os públicos pudessem ser atendidos e sair com as unhas coloridas ou desenhadas.

“Temos um público muito alternativo, com índice bem alto de LGBTQIA+ e homens, sinto que eles se sentem muito abraçados aqui. Recebi um homem uma vez que tinha pedido para ir no salão da mãe e ela não quis, disse que eles não pintavam unhas de homens. Ele queria pintar de vermelho”.
Desde o ano passado, a empresária tem visto aumentar o número de homens que vão pintar as unhas na esmalteria. Além dos esmaltes coloridos e das nail arts, alguns ainda optam por outros tratamentos como banho de gel e alongamento.
“Não existe mais isso, as pessoas precisam se permitir, às vezes estão doidas para pintar uma unha de cada cor. É normal as pessoas serem diferentes uma das outras, ninguém precisa ser igual a ninguém”.

LEIA MAIS
Críticas sociais: humanos ganham pele de onça-pintada em obras de artista
CONTE SUA HISTÓRIA PARA O PP
Você também tem uma história pra contar? Compartilhe com a gente pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e nos siga no Instagram.
Mais lidas - 1 Saiu o resultado! Confira se você ganhou ingresso para a corrida da Stock Car em MT
- 2 Últimas horas para se inscrever no concurso da MSGás com salários de R$ 10 mil
- 3 Jovem de 24 anos morre após bater em ônibus em Sorriso
- 4 Supervisor da Aprosoja-MT morre em acidente com carro da entidade na BR-163
- 5 Ex-BBB Priscila Pires impressiona fãs com novo visual
- 1 Saiu o resultado! Confira se você ganhou ingresso para a corrida da Stock Car em MT
- 2 Últimas horas para se inscrever no concurso da MSGás com salários de R$ 10 mil
- 3 Jovem de 24 anos morre após bater em ônibus em Sorriso
- 4 Supervisor da Aprosoja-MT morre em acidente com carro da entidade na BR-163
- 5 Ex-BBB Priscila Pires impressiona fãs com novo visual





