Corrida do Pantanal: atleta da Uganda vence a meia-maratona masculina de 21 km

Mark Kiptoo tem 19 anos e completou a prova com 1h06min

Correndo 21 quilômetros em 1h06min, o atleta da Uganda, Mark Kiptoo, de 19 anos, é o vencedor da meia-maratona masculina da Corrida do Pantanal 2025. A segunda posição ficou com o mato-grossense Wendell Jerônimo, seguido pelo queniano Dismas Nyabira Okioma.

Vídeo: Mileny Barros

A prova teve início às 5h31, com a saída dos atletas da categoria Pessoa com Deficiência. Cinco minutos depois, foi a vez dos corredores de elite iniciarem a disputa pelo lugar mais alto do pódio. 

Os primeiros 10 quilômetros foram disputados por Mark e Dismas. Entretanto, o jovem conseguiu manter boa distância dos demais competidores, liderando a corrida com certa folga até os instantes finais. 

Mark Kiptoo (Uganda) venceu a meia maratona da Corrida do Pantanal 2025 no masculino (Foto: Mileny Barros)
Mark Kiptoo (Uganda) venceu a meia-maratona da Corrida do Pantanal 2025 no masculino (Foto: Mileny Barros)

O brasileiro Wendell, que seguia na terceira posição, aumentou o passo e conquistou a segunda posição. 

“Tô muito feliz com o resultado, porque eu sei que a prova é desafiadora. Agora a questão de vencer, é ser ainda melhor. A gente sabe disso, o atleta tem todo o respeito pelo adversário que está na prova”, disse Wendell, à reportagem. 

Nessa categoria, a premiação está dividida da seguinte forma:

  • 1º lugar – R$ 25 mil
  • 2º lugar – 20 mil
  • 3º lugar – 10 mil
  • 4º lugar – 5 mil
  • 5º lugar – 2,5 mil

A organização não divulgou, até o momento, os nomes dos atletas que ficaram em 4º e 5º lugar. 

Brasileiro Wendell Geronimo Souza foi o 2º colocado na meia maratona da Corrida do Pantanal 2025 no masculino (Foto: Mileny Barros)
Brasileiro Wendell Jerônimo Souza foi o 2º colocado na meia-maratona da Corrida do Pantanal 2025 no masculino (Foto: Mileny Barros)

Percurso 

Quem encarou os 21 quilômetros precisou percorrer diversas avenidas e ruas de Campo Grande. A largada aconteceu na Avenida Afonso Pena, em frente à Vila Morena (Cidade do Natal), seguindo pela Avenida Ernesto Geisel, Mato Grosso, Rua Antônio Maria Coelho, Avenida do Poeta, entre outros. 

No percurso, alguns trechos eram de subida, dificultando o desempenho dos competidores. Ao todo, 25 mil pessoas se inscreveram para participar da Corrida do Pantanal, que teve inscrições gratuitas. 

Mark Kiptoo (Uganda) venceu a meia maratona da Corrida do Pantanal 2025 no masculino (Foto: Marcus Vinnicius)
Mark Kiptoo (Uganda) venceu a meia-maratona da Corrida do Pantanal 2025 no masculino (Foto: Marcus Vinnicius)

FALE COM O PP

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso do Sul, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e nos siga no Instagram.