Colegas lembram Canela, profissional que marcou gerações em 40 anos de TV Morena
João Alfredo Cupertino, carinhosamente conhecido como Canela, morreu aos 78 anos, no último sábado (2)
No último sábado (2), Corumbá perdeu um “filho” querido que também fez parte da história da TV Morena. João Alfredo Cupertino, carinhosamente conhecido como Canela, morreu aos 78 anos, deixando saudade entre amigos, familiares e colegas que dividiram com ele décadas de trabalho nos bastidores da TV Morena, na Cidade Branca.

Mentor e amigo
Canela dedicou 40 anos de sua vida à TV Morena, atuando como supervisor de programação em Corumbá. Durante esse período, não apenas ajudou a construir parte da trajetória da Rede Matogrossense de Comunicação (RMC), como também abriu portas para novas gerações de profissionais da televisão.
Alguns deles, inclusive, iniciaram a carreira graças ao incentivo direto de Canela e seguem até hoje na TV Morena. Profissionais como Alexandre José Pedraza, o “Juca”, que viu a carreira na televisão começar em 1990 graças à generosidade e ao olhar atento de Canela.
“Eu comecei na TV como porteiro. Foi o Canela que me deu uma chance para aprender lá dentro. Aprendi a operar VT, trabalhei como operador de estúdio e também com edição de material.”
Alexandre José Pedraza.
A parceria profissional logo se transformou em amizade. Foram dez anos trabalhando juntos, até que uma reestruturação na emissora resultou na saída de Alexandre da antiga TV Cidade Branca, como era chamada a filial da TV Morena em Corumbá. Mas o afastamento durou pouco.
“Fiquei uns oito meses afastado, mas surgiu uma vaga e ele foi atrás de mim. Foram três dias indo à minha casa, perguntando por mim, até que ele me encontrou. Voltei para o jornalismo e sigo até hoje na TV Morena.”
Alexandre José Pedraza.
Alexandre não poupa elogios ao lembrar do amigo de profissão, que acabou ocupando espaço em seu coração.
“O Canela foi um paizão para mim. Me ajudou bastante, sempre incentivador. Era muito querido por todo mundo. Só tenho coisas boas para falar dele.”
Alexandre José Pedraza.
Hudson Vieira, um dos “afilhados” de Canela na TV Morena, também confirma: Canela fez da experiência e do apoio aos colegas uma marca pessoal. Os dois trabalharam juntos na emissora até 2008, ano em que Canela deixou a função.
“Quando ele saiu, eu assumi a supervisão de programação em Corumbá no lugar dele”, lembra Hudson, que em 2021 foi transferido para a sede da emissora, em Campo Grande, onde permanece atualmente. A lembrança deixada por Canela segue viva na memória de Hudson, sempre carregada de carinho.
“O Canela era uma pessoa muito boa, gentil, sensacional.”
Hudson Vieira.

Amizade que marcou gerações
Nas redes sociais, as homenagens também se multiplicaram. Na página “Memórias de Corumbá”, no Facebook, uma sequência de fotos que relembra a trajetória do antigo funcionário da emissora reuniu dezenas de mensagens emocionadas de pessoas que conviveram diariamente com ele nos corredores da TV Morena, em Corumbá.
“Canelinha, saudade eterna. Grande amigo. Trabalhamos juntos na TV Cidade Branca e TV Morena.”, escreveu Mara Girlane.
“Um sentimento de perda enorme. Esse set incrível trabalhou por muito tempo na TV Cidade Branca”, comentou Vanessa Lima.
“Meu amigo e colega. Trabalhamos juntos na TV Cidade Branca/Morena”, publicou Arnaldo Guedes.
“Nossos sentimentos à família. Que Deus conforte o coração neste momento tão difícil. Obrigada por tudo, nosso diretor Canela”, escreveu Marcy.
“Eterno ‘Pai João’. Era assim que o chamávamos. Vascaíno, mestre da TV e um cara do bem. Que Deus o receba”, homenageou Junior Marinho.
“Grande colega de trabalho e de time, vascaíno. Meus sentimentos”, comentou Assis Oliveira.
“Meus sentimentos à família enlutada. Que o Senhor Deus, no poder do Seu Espírito Santo, console os corações compungidos pela perda do meu amigo das jornadas noturnas na TV Cidade Branca”, publicou Enesio Oliveira.
Canela deixa como legado a generosidade, o incentivo aos colegas e a capacidade de transformar oportunidades em histórias de vida.
Mais lidas - 1 Cidade assa 15 vacas e garante churrasco de graça para os moradores
- 2 Licenciamento 2026: Detran-MS libera parcelamento de débitos em até 12 vezes no cartão
- 3 Bolsa estoura durante visita e bebê nasce em presídio de MS
- 4 Procissão e fé marcam retorno do ícone histórico de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro à MS
- 5 Avião que caiu e causou morte de piloto agrícola em MS passa por perícia
- 1 Cidade assa 15 vacas e garante churrasco de graça para os moradores
- 2 Licenciamento 2026: Detran-MS libera parcelamento de débitos em até 12 vezes no cartão
- 3 Bolsa estoura durante visita e bebê nasce em presídio de MS
- 4 Procissão e fé marcam retorno do ícone histórico de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro à MS
- 5 Avião que caiu e causou morte de piloto agrícola em MS passa por perícia