Dia do aniversário de Cuiabá deixa de ser feriado após decreto

Prefeitura de Cuiabá busca minimizar os impactos na economia causados pela pandemia da covid-19

Neste ano, o dia 8 de abril não será feriado em Cuiabá, como de costume. A data marca do aniversário de 303 anos da capital de Mato Grosso, mas por conta dos impactos da pandemia, a prefeitura decretou que será um dia útil de trabalho.

Turistas internacionais visitam Cuiabá
Ponte sobre o Rio Cuiabá (Foto: Reprodução)

As normativas foram ratificadas no novo Decreto nº 8.888, de dezembro de 2021 para os feriados deste ano, que torna dia útil também o feriado religioso comemorado no dia 08 de dezembro (Nossa Senhora de Imaculada Conceição).

Durante o mês de abril haverá feriado prolongado do dia 15 (Sexta-feira da Paixão de Cristo) e também o feriado nacional de Tiradentes que será comemorado no dia 21 (quinta-feira).

Diante dos decretos publicados, o 08 de abril (aniversário de Cuiabá) será dia útil, ou seja, dia normal de trabalho.

LEIA MAIS:

Agendão cultural: teatro e música são opções em Cuiabá

Já no dia 15 de abril (Sexta-feira da Paixão de Cristo), conforme Convenção Coletiva de Trabalho com abrangência em Cuiabá e Várzea Grande, o colaborador não poderá ser convocado para dia de trabalho.

No dia 21 de abril (Dia de Tiradentes) o funcionário poderá ser convocado, porém terá direito a receber hora de trabalho em dobro.

Quanto à abertura dos bancos e repartições públicas municipais e estaduais no aniversário  da capital, a CDL Cuiabá está em fase de diálogo com as autoridades para que possam também abrir normalmente, tendo em vista de que se trata de um dia útil de trabalho.

A instituição aguarda retorno das solicitações.

FALE COM O PP

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.