"Guerra d’água" do Bloco dos Sujos diverte jovens e adultos na fronteira de MS
O evento tradicionalmente chamado de "guerra d’água" é realizado neste domingo (19) e terça-feira (21) de Carnaval no centro da cidade, das 13h às 17h
Jovens e adultos se divertem na tarde deste domingo (19) brincando da famosa “guerra d’água”, na avenida Brasil, centro de Ponta Porã. O município fica a 295 quilômetros de Campo Grande.

A diversão é do Bloco dos Sujos, que todo ano faz a tradicional brincadeira com os foliões, tanto do lado brasileiro, como do paraguaio, pois a cidade faz fronteira com o país vizinho.
Leia mais
Aliás, a guerra d’água, que é regulamentada por lei, possui regras. São elas:
- É uma manifestação popular voluntária que busca a integração entre as pessoas que aderirem a brincadeira;
- Tem o local designado por lei: avenida Brasil, defronte ao Posto da PM, até na esquina com o Banco do Brasil, nos sentidos Bairro/Centro, Centro/Bairro;
- É permitida a brincadeira que consiste em jogar água limpa com “balõezinhos” ou outros recipientes de forma que não venha agredir a terceiro causando-lhe lesões;
- Horário de início das 13h e término às 17 horas, no domingo de Carnaval e terça-feira;
- Aquele que causar danos de qualquer espécie a terceiros terá por obrigação de reparar, ou seja, quebrar vidros de carros, retrovisor, amassarem a lataria, ou danos em residência, será denunciado aos órgãos policiais competentes para as devidas providências;

A Polícia Militar de Ponta Porã e a Guarda Civil Municipal de Fronteira farão a devida manutenção da ordem pública e aquele que infringir responderá pelos seus atos, material e criminalmente.
A organização do evento ainda informa que não se responsabiliza por danos causados por outrem, “cada um responde pelos seus atos”.