Fumaça branca: novo papa é escolhido no segundo dia de conclave

Nome do lider católico que substituirá Francisco poderá ser conhecido ainda nesta quinta-feira, 8 de maio

A fumaça branca finalmente surgiu na chaminé da Capela Sistina, indicando que os cardeais chegaram a uma decisão sobre o novo papa. Ainda não se sabe qual cardeal foi eleito, nem o nome papal que ele adotará. O anúncio oficial deve ocorrer ainda nesta quinta-feira (8).

A fumaça, sinal tradicional do fim do conclave, foi vista por volta das 13h (horário de Brasília). O perfil do Vaticano News Português segue ao vivo no local.

O cardeal protodiácono, Dominique Mamberti, deverá aparecer em breve na varanda central da Basílica de São Pedro para anunciar aos fiéis as palavras “Habemus Papam”.

Pouco depois do anúncio, o novo pontífice deve surgir para a multidão reunida na Praça de São Pedro e fazer sua primeira oração pública. A primeira missa do novo papa deve ocorrer entre quatro e cinco dias após a eleição.

https://primeirapagina.com.br/cotidiano/novo-papa-conclave-comeca-nesta-semana/O conclave reuniu 133 cardeais com menos de 80 anos, representando 71 países — o que torna esta a assembleia mais diversa da história da Igreja Católica. Para ser eleito, o candidato precisa obter dois terços dos votos, o que corresponde a, no mínimo, 89 votos.

Possíveis candidatos para ser papa

Entre os nomes mais mencionados para suceder o Papa Francisco estão:

  • Pietro Parolin (Itália), atual secretário de Estado do Vaticano;
  • Robert Francis Prevost (EUA), de raízes latinas;
  • Matteo Zuppi (Itália), representante do ala progressista;
  • Anders Arborelius (Suécia), favorito entre os conservadores;
  • Luis Antonio Tagle (Filipinas), proeminente na facção progressista e único candidato não ocidental

Leia mais

  1. Novo papa: chaminé da Capela Sistina solta fumaça

  2. Novo Papa: conclave começa nesta semana