Estudo mostra a viabilidade da romaria em Chapada dos Guimarães

Ideia é criar um trajeto semelhante ao de Santiago de Compostela, na Europa. Caminho foi o percorrido pela imagem de Nossa Senhora de Santana do Sacramento.

Você já ouviu falar do “Caminho de Santana”? Foi o roteiro da viagem de Nossa Senhora de Santana do Sacramento, padroeira de Chapada dos Guimarães, realizada em 1779, do então Porto Geral de Cuiabá até a Igreja de Santana na cidade de Chapada. Agora, o Instituto Inca (Inclusão, Cidadania e Ação) faz um projeto de viabilidade que pretende retomar o antigo roteiro, com a implantação de uma trilha ecoturística, histórica, cultural e religiosa, entre as unidades de conservação ambiental das cabeceiras do Rio Cuiabá e Parque Nacional.

Ao todo, 11 pessoas participam do projeto. Ideia é criar um roteiro semelhante ao Caminho de Santiago de Compostela, na Europa. (Foto: Reprodução)
Ao todo, 11 pessoas participam do projeto. Ideia é criar um roteiro semelhante ao Caminho de Santiago de Compostela, na Europa. O caminho será entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães. (Foto: Reprodução)

Uma equipe técnica fará o percurso de quatro horas na manhã desta quarta-feira (21). A partida será da Comunidade Rio dos Médicos até o município de Chapada, para conferir a viabilidade da trilha.

A finalidade do projeto “Caminhos de Santana” é salvaguardar e resgatar o trajeto. Além da cultura e história, a ideia, segundo o instituto, é preservar a beleza ambiental, promover o turismo e a economia criativa.

Para que isso aconteça, o projeto está realizando o estudo de viabilidade técnica, econômica, ambiental e social, em um circuito de caminhada de longa distância na natureza, com destaque na prática de esportes não competitivo, lazer, cultura e de peregrinação, com interação entre as comunidades locais envolvidas e comercialização direta do agricultor familiar.

Ainda, colocará à disposição de fiéis refazer a trilha percorrida no século 18, em pleno Mato Grosso, no centro geodésico da América do Sul, com a imagem de Santana ao ser entronizada em sua igreja chapadense. Semelhante ao Caminho de Santiago de Compostela, uma rota milenar de peregrinação, localizada na Europa. Seria uma trilha cultural e religiosa, com sustentabilidade.

A equipe da visita e caminhada técnica sairá, às 8h, a partir da Trilha Top de Fita, na Comunidade Rio dos Médicos, com parada no sítio do artesão Romualdo, e segue até a Pousada do Parque, com o apoio logístico de uma Van que fará o resgate dos trilheiros ao meio-dia. Após o almoço, retomam às 14h com uma visita na Igreja de Santana, em Chapada dos Guimarães, e retornam às 15h para Cuiabá.

Leia mais

  1. Saiba quais os nomes mais registrados em 2022

  2. Veja os horários de funcionamento dos bancos neste final de ano

  3. Verão deve ser marcado por chuvas e altas temperaturas em MT

  4. Homem é condenado a 12 anos por tentativa de feminicídio em Mirassol D’Oeste

  5. Botelho confirma disputar 4º mandato como presidente da ALMT

  6. Secretariado de Riedel mexe no Legislativo de MS e de Campo Grande

FALE COM O PP

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.

Leia também em Cultura!

  1. agenda

    Papai Noel, feira e festivais: saiba onde curtir o feriado em MS

    Sábado será de batalhas de dança no Capivas ao clássico “Heathers”, passando...

  2. agendão

    Agenda cultural: Festival do Japão, shows e teatro são opções

    O fim de semana será de muita cultura em Campo Grande e...

  3. Autódromo Internacional de Mato Grosso será inaugurado. - Foto: Marcelo Machado de Melo/BRB Stock Car

    Fim de semana em Cuiabá e região tem Stock Car, moda, samba, teatro e rave literária

    Entre quinta-feira (13) e sábado (15), o público poderá acompanhar desde a...

  4. Henrique e Diego em show em MS (Foto: Reprodução/Redes sociais)

    Dupla sertaneja nacional fará dois shows gratuitos em MS

    A dupla sertaneja Henrique e Diego fará dois shows em Mato Grosso...