Feira Etno promove vivências indígenas em MT com entrada gratuita

O evento reunirá oito comunidades indígenas e especialistas em turismo e cultura tradicional, com uma programação voltada à valorização dos povos originários.

Com entrada gratuita, a terceira edição do Etno Expo 2025 será realizada nos dias 27 e 28 de junho, na Aldeia Wazare, em Campo Novo do Parecis, a 397 km de Cuiabá.

O evento reunirá oito comunidades indígenas e especialistas em turismo e cultura tradicional, com uma programação voltada à valorização dos povos originários e ao fortalecimento do etnoturismo em Mato Grosso.

Ao longo dos dois dias de atividades, os visitantes poderão acompanhar rituais indígenas, oficinas de artesanato e culinária, apresentações culturais e palestras sobre empreendedorismo em terras indígenas.

Etno Expo 2025 será nos dias 27 e 28 de junho, na Aldeia Wazare, em Campo Novo do Parecis. (Foto: Secom/MT)
Etno Expo 2025 será nos dias 27 e 28 de junho, na Aldeia Wazare, em Campo Novo do Parecis. (Foto: Secom/MT)

O objetivo do evento é promover experiências autênticas e fortalecer o turismo de base comunitária no estado.

Mais do que uma celebração da diversidade, a Etno Expo aposta no turismo como ferramenta de desenvolvimento sustentável.

A iniciativa busca promover o etnoturismo – uma modalidade que promove o contato direto com os modos de vida dos povos tradicionais, por meio de atividades como imersão em aldeias, oficinas culturais, observação da fauna, pesca esportiva e vivências com as comunidades, gerando renda, preservando tradições e promovendo a cultura ancestral dos povos indígenas.

A feira é organizada pelo Sebrae-MT, em parceria com as prefeituras de Campo Novo do Parecis e Sapezal, e conta com o apoio do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec). Em 2024, projetos indígenas como o Menanehaliti e o Balatiponé foram destaques no Abeta Summit — o maior evento de turismo de natureza e aventura do Brasil —, posicionando o estado como referência nacional em turismo étnico e sustentável.

De acordo com mapeamento realizado pela Sedec, ao menos 19 etnias já desenvolvem atividades ligadas ao turismo cultural e de natureza em Mato Grosso. Entre as experiências oferecidas estão vivências em aldeias, trilhas ecológicas, observação de fauna, oficinas culturais e pesca esportiva.

A Etno Expo 2025 é uma oportunidade para o público conhecer de perto a riqueza e a diversidade das culturas indígenas do estado, em um ambiente de troca, respeito e valorização das tradições ancestrais.

Leia mais

  1. Menino indígena encanta a internet ao dançar em ritual tradicional do Xingu

  2. STF nega participação de cacique preso por atos golpistas em ritual indígena

FALE COM O PP

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.

Leia também em Cultura!

  1. (Foto: Divulgação)

    Mostra Preta abre inscrições para artistas negros e indígenas LGBTQIAPN+

    A Mostra Preta, que em sua primeira edição em 2023 se estabeleceu...

  2. Feira ao ar livre

    Agendão reúne feiras, shows e teatro de graça em MS

    A primeira sexta-feira de novembro chegou, e com ela, mais uma edição...

  3. Seminário gratuito capacita amantes da arte para fortalecer a cultura em MS

    Campo Grande será palco de um seminário para os apaixonados por arte....

  4. Primeiro trailer de Michael revela bastidores e mistérios da cinebiografia do Rei do Pop

    O primeiro trailer de Michael, cinebiografia que promete revelar os bastidores da...