Flor Ribeirinha estreia coreografia de samba em nova turnê internacional

Grupo de São Gonçalo Beira Rio embarca para França e Bélgica com figurinos inéditos e coreografias que misturam o Siriri mato-grossense ao samba carioca.

O grupo Flor Ribeirinha, de São Gonçalo Beira Rio, em Cuiabá, embarcou nesta quinta-feira (12) para mais uma turnê internacional. Desta vez, a caravana segue rumo à França e Bélgica, onde o grupo vai participar de festivais culturais até o dia 8 de julho, a convite da Federação Brasileira de Artes Populares (Febrarp).

Grupo Flor Ribeirinha embarca em nova turne mundial Foto Stephane Gomes
O grupo Flor Ribeirinha, embarcou para mais uma turnê internacional em rumo à França e Bélgica | Foto: Stephane Gomes

O espetáculo contará com novas coreografias, figurinos inéditos e, como novidade, a inclusão do samba carioca entre as apresentações.

Reconhecido pela pluralidade do seu repertório, o Flor Ribeirinha vai representar a cultura brasileira com danças típicas das cinco regiões do país: do Boi Bumbá do Norte ao Frevo do Nordeste, passando pelo Samba do Sudeste e chegando ao Siriri, Lambadão e Rasqueado do Centro-Oeste.

O grupo também incluiu coreografias do Sul para compor a diversidade do espetáculo “Mato Grosso Dançando o Brasil”.

“Nesta turnê, o espetáculo reserva surpresas com coreografias e figurinos cheios de cor, beleza e alegria. Um dos quadros com o samba tropical brasileiro foi preparado pelo renomado coreógrafo Altamiro Barcelos, do Rio de Janeiro, que vai acompanhar o grupo na viagem”, destaca a presidente e fundadora do grupo, Domingas Leonor da Silva.

Com apresentações que variam de 10 a 90 minutos, o grupo foi selecionado mais uma vez pela qualidade artística e por promover o intercâmbio cultural entre o Brasil e o exterior. A turnê conta com apoio do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, além de outras empresas.

Flor Ribeirinha é patrimônio de Cuiabá

flor ribeirinha equipe
Patrimônio histórico e imaterial de Cuiabá, Grupo Flor Ribeirinha. — Foto: Edu Slum

O grupo folclórico Flor Ribeirinha foi reconhecido como patrimônio histórico e imaterial de Cuiabá. A lei foi sancionada pelo prefeito Abilio Brunini (PL) e publicada no Diário Oficial do Estado no dia 31 de janeiro.

A partir da aprovação, o grupo passa a ter proteção integral do poder público e não pode ser destruído ou descaracterizado

🌸Flor Ribeirinha

Com mais de três décadas de trajetória, o Flor Ribeirinha, foi criado na comunidade de São Gonçalo Beira Rio, às margens do Rio Cuiabá, e já representou o Brasil em diversos países e conquistou quatro prêmios em festivais internacionais na Turquia, Polônia, Bulgária e Coreia do Sul.

O grupo acumula títulos mundiais, conquistados em países como Turquia (2017), Polônia (2021) e Bulgária (2022) e se tornou tetracampeão mundial de folclore, no ‘Cheonan World Dance Festival’ da edição de 2024.

Leia mais

  1. TCE-MT busca consenso com Justiça do Trabalho para evitar fechamento da Santa Casa

  2. Cultura popular é destaque em show gratuito do Flor Ribeirinha neste domingo em Cuiabá

FALE COM O PP

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.

Leia também em Cultura!

  1. (Foto: Divulgação)

    Mostra Preta abre inscrições para artistas negros e indígenas LGBTQIAPN+

    A Mostra Preta, que em sua primeira edição em 2023 se estabeleceu...

  2. Feira ao ar livre

    Agendão reúne feiras, shows e teatro de graça em MS

    A primeira sexta-feira de novembro chegou, e com ela, mais uma edição...

  3. Seminário gratuito capacita amantes da arte para fortalecer a cultura em MS

    Campo Grande será palco de um seminário para os apaixonados por arte....

  4. Primeiro trailer de Michael revela bastidores e mistérios da cinebiografia do Rei do Pop

    O primeiro trailer de Michael, cinebiografia que promete revelar os bastidores da...