Lenda amazônica e lixo eletrônico são temas de peça teatral em Primavera do Leste

Espetáculo une teatro de máscaras, estética reciclada e crítica ambiental.

O Coletivo Spectrolab apresenta, na noite desta sexta-feira (13), a peça teatral “Jantar”, uma montagem provocativa que une teatro performativo, mitologia brasileira e lixo eletrônico.

A apresentação ocorre no Centro Cultural Profº Evangeline de Alcantara Takeuchi, em Primavera do Leste, a 239 km de Cuiabá.

Peca teatral em Primavera do Leste
Peça teatral discute lenda amazônica e lixo eletrônico em Primavera do Leste. (Foto: Fred Gustavos, Henrique Santian e Rakoo de Andrade)

Já neste sábado (14), será ofertada uma oficina de máscaras, a partir das 9h, que também faz parte do enredo do espetáculo.

Criada por Douglas Peron e Millena Machado, a peça propõe uma reflexão crítica e artística sobre a devastação ambiental e o consumo excessivo, tendo como metáfora central a figura do Capelobo – criatura lendária de origem indígena, descrita como um ser híbrido entre homem e tamanduá-bandeira que suga cérebros.

No palco, os atores manipulam máscaras confeccionadas com placas-mãe de computadores descartados, dando nova vida ao lixo eletrônico e ampliando a discussão sobre reciclagem também no campo simbólico.

“Se a reciclagem busca conter o abuso das riquezas naturais do planeta, a dramaturgia do teatro performativo reaproveita narrativas e imagens para criar novas receitas poéticas”, define o coletivo.

Com estética sombria e sensorial, “Jantar” mergulha o público em um universo noturno e misterioso, onde a exploração dos recursos naturais e a destruição ambiental são colocadas em xeque por criaturas que surgem da floresta para cobrar essa conta.

🎭Oficina de máscaras

Além da apresentação, os artistas conduzem uma oficina de vivência com máscaras, aberta ao público, neste domingo (14), também no centro cultural. A atividade convida os participantes a experimentarem a criação de personagens e movimentos a partir dos adereços cênicos utilizados no espetáculo.

A circulação do espetáculo tem como proposta descentralizar o acesso ao teatro contemporâneo e ampliar o debate ambiental por meio da arte.

Leia mais

  1. Michel Teló faz show gratuito em Cuiabá neste sábado

  2. Governos e Funai têm 20 dias para prestar atendimento a indígenas venezuelanos

  3. STF nega pedido de redução de pena a cabeleireira que pichou estátua

  4. Jogou na Quina? Confira as dezenas sorteadas!

FALE COM O PP

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.

Leia também em Cultura!

  1. Feira ao ar livre

    Agendão reúne feiras, shows e teatro de graça em MS

    A primeira sexta-feira de novembro chegou, e com ela, mais uma edição...

  2. Seminário gratuito capacita amantes da arte para fortalecer a cultura em MS

    Campo Grande será palco de um seminário para os apaixonados por arte....

  3. Primeiro trailer de Michael revela bastidores e mistérios da cinebiografia do Rei do Pop

    O primeiro trailer de Michael, cinebiografia que promete revelar os bastidores da...