Recebidos com emoção, Orquestra Indígena Ueze Zahran retorna a MS após turnê na Europa

Com cartazes, trajes típicos e cânticos que celebram a ancestralidade, os indígenas receberam os músicos que levaram para fora do país a força de sua cultura

O saguão do Aeroporto Internacional Ueze Zahran, em Campo Grande, foi tomado por emoção e orgulho na noite desta quarta-feira (3). Pais, mães, familiares e amigos aguardavam ansiosos o desembarque da Orquestra Indígena Ueze Zahran, que retornava de uma turnê pela Europa.

Orquestra Indígena em Portugual
Orquestra Indígena da Fundação Ueze Zahran em Portugual (Foto: Divulgação)

Com cartazes, trajes típicos e cânticos que celebram a ancestralidade, os indígenas receberam os músicos que levaram para fora do país a força de sua cultura.

Para Alessandra Matias, tia de uma das musicistas, o momento foi de lágrimas e alegria. “É muita emoção, né? A gente nunca imaginava ter alguém da família representando em outro país. Para mim é gratificante ver ela levando a nossa cultura através da música, do violino.”

Leia mais

  1. Orquestra Indígena Ueze Zahran encerra turnê de 10 dias em Portugal

  2. Orquestra Indígena encanta público europeu em concerto na Ilha da Madeira

Dona Marineide Albuquerque, trabalhadora de serviços gerais, destacou o aprendizado da filha. “Para mim representa evolução, experiência, educação. É um foco para ela ser alguém na vida.”

orquestra
(Imagem: José Aparecido)

Os abraços apertados após dias de distância deram o tom da recepção. O violinista Thiago Francisco Pereira descreveu a experiência como inesquecível. “É orgulho, felicidade. Não tem palavra para descrever o quão maravilhoso foi levar a minha cultura para o mundo.”

O pai de Thiago, Eloilson Pereira, reforçou a importância da troca cultural. “A gente sente lá dentro, como se representássemos a nossa cultura através da música. Eles levam o que temos de mais valioso e também trazem novas ideias. Isso muda o pensamento deles e fortalece ainda mais nossa identidade.”

Sucesso internacional

A orquestra se apresentou em Portugal e Espanha, com casas cheias e grande receptividade do público europeu. O concerto “Arapiá Guaçu” encantou plateias ao unir tradição indígena, natureza e história em arranjos que misturam instrumentos clássicos e elementos da cultura ancestral.

Criada em 2016 na Aldeia Urbana Darcy Ribeiro, em Campo Grande, a orquestra nasceu com incentivo da Fundação Ueze Zahran e já é considerada um dos principais projetos culturais indígenas do Brasil.

O maestro Jardel Tartari destacou o impacto da experiência. “Foi incrível por dois motivos: levar a nossa cultura para outros locais e também viver esse intercâmbio cultural. Foi enriquecedor para todos nós.”

Celebração da ancestralidade

A recepção no aeroporto teve a força da tradição. Para o cacique Adolfo Fonseca Loureiro, o momento marca um novo capítulo para os jovens músicos. “Estamos aqui para incentivá-los a alcançar novos horizontes. Esse foi um passo muito grande, um voo enorme. Eles merecem tudo isso e muito mais.”

FALE COM O PP

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso do Sul, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e nos siga no Instagram.

Leia também em Cultura!

  1. Ana Castela durante apresentação musical. (Foto: Divulgação/Redes Sociais)

    Agenda cultural de sábado tem Ana Castela, feiras e teatro em MS

    Com muita música e diversão garantida, a agenda cultural deste sábado (8)...

  2. (Foto: Divulgação)

    Mostra Preta abre inscrições para artistas negros e indígenas LGBTQIAPN+

    A Mostra Preta, que em sua primeira edição em 2023 se estabeleceu...

  3. Feira ao ar livre

    Agendão reúne feiras, shows e teatro de graça em MS

    A primeira sexta-feira de novembro chegou, e com ela, mais uma edição...

  4. Seminário gratuito capacita amantes da arte para fortalecer a cultura em MS

    Campo Grande será palco de um seminário para os apaixonados por arte....

  5. Primeiro trailer de Michael revela bastidores e mistérios da cinebiografia do Rei do Pop

    O primeiro trailer de Michael, cinebiografia que promete revelar os bastidores da...