Sala das borboletas com 4 mil exemplares é aberta para visitação
A exposição acontece no antigo endereço do Museu das Culturas Dom Bosco, na Rua Barão do Rio Branco, em frente à Praça do Rádio, em Campo Grande
Mais de 4 mil exemplares de borboletas podem ser vistos durante uma exibição especial neste mês de outubro, em Campo Grande. A sala em que os insetos estarão expostos fica no antigo endereço do Museu das Culturas Dom Bosco, na Rua Barão do Rio Branco, em frente à Praça do Rádio.
A abertura da sala das borboletas para visitação tem relação com a comemoração pelos 100 anos de nascimento do sacerdote salesiano Padre João Falco. Ele foi um dos responsáveis pela criação do hoje conhecido Museu das Culturas Dom Bosco.
O espaço era uma das principais atrações do Museu, pelo qual já passaram mais de 467 mil pessoas — entre elas, o Papa João Paulo II, em 1991.
“Depois da construção da nova sede, no Parque das Nações Indígenas, não foi possível levar todo grandioso acervo para o prédio novo. A Sala das Borboletas permanece praticamente intacta no antigo local, do jeito que Pe. João Falco idealizou e manteve durante todo o período em que trabalhou na construção e consolidação do museu. É com muita alegria que reabrimos o espaço para que a população reveja ou conheça essa rica exposição”, conta o diretor Dirceu Mauricio van Lonkhuijzen.

O Reitor da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), Pe. José Marinoni, relembra o relevante trabalho de João Falco que juntamente com outros padres foram fundamentais para reunir o acervo, catalogar e manter as mais de 80 mil peças.
“Hoje, temos a oportunidade de homenageá-lo com a reabertura de um espaço tão rico para a cultura do nosso Estado e que já encantou tantas pessoas ao longo das décadas”, afirma.
Pe. Falco era estadunidense, veio para o Brasil e ordenou-se padre em 1952. Era considerado um dos maiores especialistas em museologia no País e faleceu no dia 18 de dezembro de 1996.
Serviço – Exposição Temporária “100 ANOS – PE. JOÃO FALCO”
Data: De 2 a 31 de outubro de 2023.
Local: Rua Barão do Rio Branco, 1811, Centro – Em frente à Praça do Rádio Clube.
Horário: De segunda-feira a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.
Sábado, das 13h30 às 16h30.
Entrada franca.
Leia mais
Mais lidas - 1 Feirantes da Lagoa Itatiaia são proibidos de usar local em Campo Grande
- 2 10 ditados populares que você falou errado a vida inteira
- 3 10 rostos de Jesus pelo mundo que você provavelmente nunca viu
- 4 105ª Festa de São Benedito começa nesta 6ª em Campo Grande
- 5 19º Encontro Nacional de Violeiros será realizado em Poxoréu
- 1 Feirantes da Lagoa Itatiaia são proibidos de usar local em Campo Grande
- 2 10 ditados populares que você falou errado a vida inteira
- 3 10 rostos de Jesus pelo mundo que você provavelmente nunca viu
- 4 105ª Festa de São Benedito começa nesta 6ª em Campo Grande
- 5 19º Encontro Nacional de Violeiros será realizado em Poxoréu




