Conheça os finalistas da Categoria Acadêmico do Prêmio Centro América
O Prêmio TVCA tem como objetivo a promoção do mercado publicitário local, estimulando o investimento em criação e produção de comerciais cada vez mais qualificados e originais
Neste ano, o Prêmio Centro América de Criação Publicitária convidou os acadêmicos a criarem uma campanha para qualquer instituição social de Mato Grosso, que destacasse o trabalho da organização e incentivasse as pessoas a ajudar. As equipes finalistas são da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) e da Univag.

O Prêmio TVCA tem como objetivo a promoção do mercado publicitário local, estimulando o investimento em criação e produção de comerciais cada vez mais qualificados e originais. Os vencedores serão anunciados no dia 1° de junho, na Musiva.
A acadêmica Aline Corrêa Camarinho da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) fez a campanha para a Ong Asna (Ação Social Nova Aliança) com o tema “Cada Lar, Uma Realidade”. Segundo Aline, o roteiro do filme foi feito de uma maneira que falasse sobre a fome, mas sem citar diretamente.
“Busquei focar em partes do corpo como a boca, pés, nuca, para o espectador explorar a sua imaginação. E, no fim, quando exposto o tema, mostrar que aquele rosto, na verdade, foi a representação de milhões de rostos de pessoas que viviam em situação de extrema pobreza”.
Para o filme, Aline contou com a colaboração da família e a gravação foi feita na sala da sua casa.
“Fiz a sinopse, o roteiro, storyboard e para a produção chamei meu irmão, minha cunhada e minha sobrinha, que fez uma participação especial”.
Com a campanha, a estudante pretende fechar com chave de ouro a vida acadêmica e afirma que está muito feliz em poder representar a UFMT no Prêmio Centro América de Criação Publicitária.
“Eu vi a propaganda do prêmio e resolvi me arriscar e me inscrever. Só o fato de ser finalista é gratificante. A premiação é de extrema relevância por nos valorizar como acadêmicos, nos trazendo perspectivas e um olhar mais abrangente sobre a nossa função social como publicitários”.
- Título: Cada Lar, Uma Realidade
- Universidade: UFMT
- Equipe de Criação: Aline Corrêa Camarinho
- Coordenador(a): Aclyse de Mattos
Cada Lar, Uma Realidade / UFMT
A equipe da Univag, formada pelos acadêmicos Milena Periotto Barboza Vieira, Guilherme Augusto de Borba Silva e Hortência Bragatto Vastos, fez a campanha para a Operação SóRia. Segundo Hortência, o grupo focou em passar, justamente, a alegria que a própria instituição tem.
“O tempo todo nós pensamos em transmitir como é bom ser um voluntário da operação, porque é muito gratificante ver o sorriso das pessoas que estão naquela situação e que, por algum minuto, a gente consegue tirar esse sorriso”.
Esta é a primeira vez que o grupo participa da competição e as expectativas são altas para levar o Prêmio TVCA.
“Ano passado a gente era calouro. Então, esperamos um pouco para estar desenvolvendo algo melhor. A nossa expectativa, desde o começo, sempre foi chegar no top três. Nós conseguimos e a nossa expectativa dobrou e queremos o 1° lugar”.
- Título: SóRia
- Universidade: Univag
- Equipe De Criação: Milena Periotto Barboza Vieira, Guilherme Augusto de Borba Silva e Hortência Bragatto Vastos
- Coordenador(a): Caroline Araújo
SóRia / Univag
A terceira equipe de acadêmicos selecionados também é da Univag. Os estudantes Guilherme Zafalon, Amanda Auxiliadora Silva dos Santos e Deborah Bones da Silva escolheram criar a campanha para a AACC (Associação de Amigos da Criança com Câncer) com o tema “Ajudar é Fácil de Mais”.
Guilherme Zafalon conta que tentou participar do prêmio outros anos, mas ressaltou que este ano foi especial e se envolveu com a instituição escolhida.
“Deste ano, foi totalmente maravilhoso pra mim. Foi realmente uma coisa muito cativante, a gente ter a liberdade de fazer o que quiser pra uma entidade, que precisa de ajuda”.
Para a campanha, os acadêmicos decidiram criar um jingle próprio, que envolve toda a peça. Aliado a isso, pensaram em um projeto gráfico animado.
- Título: Ajudar é Fácil Demais
- Universidade: Univag
- Equipe de Criação: Guilherme Zafalon, Amanda Auxiliadora Silva dos Santos e Deborah Bones da Silva
- Coordenador(a): Caroline Araújo
Ajudar É Fácil Demais / Univag
Leia mais
Mais lidas - 1 Quer limpar o nome por menos de R$ 100? Serasa faz megaoperação em MT
- 2 Falta de trabalho ainda é o maior fator de dívidas entre brasileiros, revela levantamento
- 3 Prêmio Cria do Mato 2025 celebra a força criativa do Centro-Oeste em noite de gala
- 4 Audiência da RMC é conexão que lidera na TV, no rádio e na internet em MS
- 5 Cria do Mato 2025 celebra o talento e a força da publicidade do Centro-Oeste
- 1 Quer limpar o nome por menos de R$ 100? Serasa faz megaoperação em MT
- 2 Falta de trabalho ainda é o maior fator de dívidas entre brasileiros, revela levantamento
- 3 Prêmio Cria do Mato 2025 celebra a força criativa do Centro-Oeste em noite de gala
- 4 Audiência da RMC é conexão que lidera na TV, no rádio e na internet em MS
- 5 Cria do Mato 2025 celebra o talento e a força da publicidade do Centro-Oeste





