Produção de celulose pode levar MS ao topo da América Latina

Previsão foi feita pelo secretário de Infraestrutura, Hélio Peluffo, durante entrevista no Papo das 7

Entrevistado no Papo das 7, no Bom dia MS desta quinta-feira (13), o secretário de Infraestrutura de Mato Grosso do Sul, Hélio Peluffo, revelou que mais uma fábrica de celulose pode chegar ao estado nos próximos anos.

peluffoboa

Confira a entrevista do secretário para a Morena FM ?

Chegada esta que pode colocar Mato Grosso do Sul como maior produtora de celulose da América Latina, conforme prevê o titular da Seilog (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso do Sul).

Os detalhes, no entanto, não foram revelados. “Isso está com o governador”, respondeu ao ser questionado o assunto. Hoje o estado conta com a Suzano e a Eldorado, o colocando em segundo lugar no ranking de maior produtor do Brasil perdendo apenas para a Bahia. A chilena Arauco deve começar as atividades até 2028.

A crescente no ramo da celulose também impulsiona a discussão sobre relicitação da Malha Oeste, justamente para escoar a produção. “É extremamente importante para o estado porque muda todo o planejamento e tira o peso das rodovias estaduais, além de ser eficiente em custo”.

O projeto de nova licitação da ferrovia está em andamento, porém como se trata de assunto complexo, não deve ser resolvido tão cedo. A previsão é que o processo de relicitação da Malha Oeste ocorra no segundo semestre de 2024.

Leia mais

  1. Riedel conversa com presidente da ANTT sobre BR-163 e Malha Oeste

A expectativa é que o edital de relicitação permita um investimento de R$ 18 bilhões em 60 anos. A linha ferroviária que será entregue mais uma vez à iniciativa privada possui mais de 1.600 quilômetros entre as cidades de Corumbá e Mairinque (SP), passando por Mato Grosso do Sul e São Paulo.

FALE COM O PP

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso do Sul, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e nos siga no Instagram.