Suspensão do 0800 do DAE deixa moradores sem atendimento em Várzea Grande
Canal foi suspenso após fim de contrato; atendimento segue presencial e por aplicativo, com previsão de retorno até meados de maio
A interrupção do telefone 0800 do Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Várzea Grande tem gerado uma onda de reclamações entre moradores de Várzea Grande. O canal, considerado o principal meio para solicitações de serviços, como o envio de caminhão-pipa, está fora do ar, fator que obriga a população a buscar alternativas presenciais ou digitais.
De acordo com a diretora comercial, Egiane Araújo, a suspensão ocorreu após o encerramento de um contrato emergencial firmado durante um período de calamidade.
“Bem antes do termo de período de calamidade, foi dado andamento para continuidade de um processo licitatório. A gente sabe que a parte é muito burocrática, né, em órgão público. Então teve algumas pendências, troca de gestor e algumas mudanças, e acabou atrasando esse processo”, explicou.

A expectativa é que o atendimento telefônico seja retomado até meados de maio, após a finalização dos trâmites e treinamento da nova equipe.
Enquanto o 0800 não volta a operar, o atendimento segue sendo feito presencialmente em três pontos: na sede comercial, em frente ao Terminal André Maggi; no Ganha Tempo do Cristo Rei; e no setor de IPTU do município. Também é possível acessar alguns serviços pelo aplicativo “Sancis Agência Virtual”, que continua funcionando para emissão de segunda via de contas, solicitação de caminhão-pipa, religação e registro de vazamentos, desde que o usuário tenha cadastro atualizado, incluindo e-mail.
Outro problema relatado por moradores diz respeito à emissão de faturas. Segundo Egiane, a falha está ligada a pendências na leitura de consumo após a migração de sistema.
“O processo da fatura é por problema na nossa leitura. Então, durante o processo da migração do sistema, nós tivemos algumas pendências que ainda não foram 100% finalizadas. Em algumas regiões ainda está sendo emitida por média, então a gente faz uma média de consumo dos últimos seis meses para emitir a fatura, por isso o morador precisa estar retirando pelo aplicativo ou aqui mesmo presencialmente, quando fica muitos meses sem emitir a leitura e fica esse acúmulo, deixando ela mais alta”, explicou.
Nesses casos, a orientação é que o consumidor procure atendimento com uma foto do hidrômetro para correção e refaturamento conforme o consumo real.
O DAE afirma que trabalha para normalizar a situação o quanto antes, enquanto moradores seguem lidando com limitações no acesso ao atendimento.
Mais lidas - 1 Aplicativo do Banco do Brasil apresenta instabilidade e clientes relatam falhas no acesso
- 2 ICMBio abre seletivo para todos os níveis e salários até R$ 3,7 mil
- 3 Agehab divulga lista quem pode perder imóvel por dívida
- 4 Cesta básica volta a subir em Cuiabá e chega a R$ 933,17
- 5 Mato-grossenses devem gastar em média R$ 366 no Dia dos Namorados
- 1 Aplicativo do Banco do Brasil apresenta instabilidade e clientes relatam falhas no acesso
- 2 ICMBio abre seletivo para todos os níveis e salários até R$ 3,7 mil
- 3 Agehab divulga lista quem pode perder imóvel por dívida
- 4 Cesta básica volta a subir em Cuiabá e chega a R$ 933,17
- 5 Mato-grossenses devem gastar em média R$ 366 no Dia dos Namorados