CNU 2: saiba o que pode e o que não pode levar para a prova

O fechamento dos portões ocorre pontualmente às 12h30 (horário de Brasília)

Com mais de 760 mil candidatos confirmados, a segunda edição do CNU (Concurso Público Nacional Unificado) será realizada neste domingo (5), com aplicação de provas em 228 cidades em todo o país. Para não ter surpresas e perder o certame, o Primeira Página te conta tudo o que você precisa saber para se preparar e ir fazer prova. Confira:

Pessoas em local de prova. (Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil)
Pessoas em local de prova. (Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil)

Leia mais

  1. Primeira fase do ‘Enem dos Concursos’ será realizado neste domingo

Para começar, verifique e confirme o local de prova com antecedência, e para isso, acesse a área do candidato no portal da FGV: https://conhecimento.fgv.br/cpnu2 e confira o endereço completo, bloco/prédio, sala e eventuais orientações do local.

Para realizar a prova é necessário apresentar um documento oficial de identificação com foto. Segundo o MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos), serão aceitos documentos físicos como RG, CNH, passaporte ou carteiras funcionais reconhecidas em lei, e também digitais, como o e-Título, a CNH Digital e a Identidade Digital, desde que exibidos em seus aplicativos oficiais, não sendo aceito capturas de tela, por exemplo.

Horários

O fechamento dos portões ocorre pontualmente às 12h30 (horário de Brasília). Planeje o deslocamento com antecedência, considerando trânsito e transporte público. Chegue cedo, pois imprevistos podem ocorrer no trajeto, e não há tolerância no horário, quem chegar após às 12h30 (horário de Brasília) não poderá entrar no local e será eliminado.

As provas para os cargos de nível superior serão aplicadas das 13h às 18h (horário de Brasília). Já as de nível intermediário será das 13h às 16h30 (horário de Brasília). Confira abaixo os horários de fechamento dos portões por região:

  • Acre, Tabatinga (AM) e região do Alto Solimões (AM): 10h30 (horário local).
  • Amazonas (Manaus), Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima: 11h30 (horário local).
  • Demais estados do Brasil (incluindo Brasília, RJ, SP, BH, Salvador, Recife e Porto Alegre): 12h30 (horário de Brasília).
  • Fernando de Noronha: 13h30 (horário local).

O que levar para a prova:

  • Documento oficial com foto;
  • Caneta esferográfica de tinta azul ou preta, em material transparente;
  • Cartão de confirmação. Não é obrigatório levar impresso, mas recomenda-se para facilitar a localização;
  • É permitido levar água e alimentos de consumo rápido, desde que em embalagens transparentes e sem rótulo.

O que não levar: 

  • Aparelhos eletrônicos de qualquer tipo, como celulares, fones de ouvido, relógios digitais ou analógicos, notebooks, tablets, calculadoras, pen drives e similares;
  • Óculos escuros, chapéus, bonés, gorros ou quaisquer acessórios de chapelaria;
  • Materiais de escrita não autorizados, como lápis, lapiseiras, borrachas e corretivo líquido;
  • Bebidas alcoólicas, cigarros, derivados do tabaco e substâncias ilícitas.

Além disso, será permitido levar o caderno somente na última hora do período de prova, respeitando o tempo definido para cada nível.

Conforme o edital, o candidato poderá deixar a sala de aplicação somente após duas horas do início da prova. Já as três últimas pessoas candidatas de cada sala deverão deixar o local juntas, somente após entregarem todos os materiais, registrarem seus nomes em ata e assinarem o documento, para a segurança do processo.