CNU 2025 reúne 565 mil candidatos e não será repetido em 2026

Governo destacou melhora na organização e reforço na segurança das provas

Sem nova edição prevista para 2026, o Concurso Nacional Unificado (CNU 2025) terminou o fim de semana com maior comparecimento e menos ausências em relação à primeira aplicação. De acordo com o governo, a realização das provas foi mais organizada e segura, reflexo do aprendizado obtido na edição anterior.

O governo estima que cerca de 565 mil candidatos, dos 761 mil inscritos, compareceram aos locais de prova em todo o país. Com esse resultado, a taxa de abstenção ficou em torno de 25%, bem abaixo dos 54% registrados em 2024, quando o concurso reuniu mais de 2 milhões de pessoas.

Candidatos correndo para participar do CNU 2025
Candidatos correndo para participar do CNU 2025 (Foto: Felipe Ribeiro)

Segurança reforçada

Segundo o governo, nesta edição ocorreu um reforço maior na segurança para impedir fraudes. A recente operação da Polícia Federal que desarticulou um esquema de irregularidades em concursos foi resultado do trabalho conjunto com o ministério. Candidatos investigados foram eliminados do certame, e novas medidas de controle foram adotadas, como o uso de detectores de metal e pontos eletrônicos nos locais de prova.

A ministra Esther Dweck, da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, acompanhou a aplicação das provas em Brasília e avaliou que o interesse mais concentrado nas vagas e a experiência adquirida na primeira edição contribuíram para um processo mais organizado e com melhor participação neste ano.

ministra Esther Dweck
Esther Dweck acompanhou a aplicação das provas do CNU em Brasília. (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

A ministra destacou que os casos de fraude seriam punidos e que o governo preservaria as vagas para quem passasse de forma legítima.

Balanço de participação

Na primeira edição do CNU, realizada no ano passado, 2,1 milhões de pessoas se inscreveram, mas menos da metade compareceu. Foram cerca de 970 mil participantes, representando 54% de abstenção, percentual considerado comum em concursos públicos.

Já em 2025, o CNU recebeu 761 mil inscrições para 3,6 mil vagas distribuídas entre 32 órgãos federais. De acordo com o Ministério da Gestão, a taxa de faltas deve ficar próxima de 25%, mostrando maior presença de candidatos nas provas deste ano.

Governo descarta CNU 2026

Não está prevista uma nova edição do Enem dos Concursos em 2026, já que o governo deve priorizar a execução do processo atual e o aproveitamento dos aprovados.

Isso porque o orçamento do próximo ano não inclui recursos para uma nova seleção, apenas para concursos pontuais em alguns órgãos e para a convocação de candidatos aprovados nas provas de 2024 e 2025, caso surjam vagas no serviço público federal.

Com informações da Agência Brasil