Enem dos Concursos: digital e letra de candidatos serão armas contra fraude

Peritos identificaram que assinaturas feitas no Enem, apesar de serem iguais, não foram assinadas pelo candidato, e sim por terceiros

Após recentes denúncias de fraude envolvendo candidatos do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que teriam enviado terceiros para fazer as provas em seus lugares, o governo federal anunciou uma nova medida de segurança.

Redação do Enem
Aluno durante prova de redação do Enem. (Foto: Vai Cair no Enem)

Em reportagem exibida pelo programa “Fantástico”, da rede Globo, durante a noite de domingo (18), foi revelado que será aplicado um exame grafotécnico para todos os inscritos no Enem dos Concursos.

A reportagem foi sobre a descoberta de fraude no Enem, após duas denúncias anônimas. As assinaturas dos candidatos foram analisadas e os peritos também compararam os padrões de caligrafia e atestaram que não eram da mesma pessoa.

Segundo o coordenador geral de logística do Concurso Público Nacional Unificado, a decisão objetiva assegurar a lisura do processo seletivo.

“Decidimos que seja feito no cartão de respostas que todos os candidatos que passarem no concurso, a digital e a frase vai servir para o exame grafológico”.

Alexandre Retamal, Coordenador geral de logística do Concurso Público Nacional Unificado.
Estudante treina caligrafia (Foto: Reprodução/TV Morena)
Estudante treina caligrafia (Foto: Reprodução/TV Morena)

Exame grafológico

Exame consistirá na análise da escrita manual dos candidatos, utilizando a digital e a frase fornecidas no cartão de respostas como referência. Após a conclusão do exame, será realizada uma minuciosa checagem para verificar a autenticidade das respostas e confirmar a identidade dos candidatos aprovados.

Leia mais

  1. Enem dos Concursos atraiu 2,5 milhões de candidatos

  2. Entenda como serão as provas do Enem dos Concursos

Enem dos Concursos

O Enem dos Concursos registrou uma expressiva adesão em todo o país, com mais de 2,65 milhões de inscritos. 1,7 milhão de inscrições foram confirmadas, incluindo tanto os candidatos isentos da taxa quanto aqueles que tiveram o pagamento aprovado.

Entre os inscritos, 600 mil foram beneficiados com a isenção da taxa de inscrição, enquanto 836 mil candidatos ainda não efetuaram o pagamento e correm o risco de perder a oportunidade de participar do processo seletivo.

Essa medida vai combater fraudes e garantir a idoneidade dos concursos públicos, visando assegurar que apenas os candidatos aptos e legitimamente inscritos tenham a chance de competir pelas vagas disponíveis.

FALE COM O PP

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso do Sul, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e nos siga no Instagram.