1º piloto profissional autista do Brasil participará de torneio em Cuiabá

A corrida acontecerá no Parque Novo Mato Grosso e deve ir até o meio dia.

O primeiro piloto profissional com autismo do Brasil, o cuiabano Dimy Kalinowski participará do Campeonato Mato-grossense de Automobilismo, na pista do Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá neste sábado (21).

image 10
Dimy com a mãe dele, Branca Fernandes. (Foto: Reprodução)

O evento começa às 8h e segue até o meio-dia, e após o campeonato, o piloto segue para o munciípio de Itú (SP), para participar da Copa São Paulo Light de Kart, dos dias 1º ao 5 de julho.

Aos 17 anos, ele se tornou o primeiro piloto profissional do Brasil com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e sonha em alcançar as pistas internacionais.

Promessa do automobilismo

Dimmy primeiro piloto profisional com autismo do Brasil
Dimy Kalinowski, primeiro piloto profisional com autismo do Brasil (Foto: assessoria)

Filho da mãe orgulhosa Branca Fernandes, Dimy tem nível dois de suporte dentro do espectro, mas encontrou no automobilismo a grande paixão. “Ele tem hiperfoco em corridas e uma determinação incrível. Para ele, não existe plano B: ele nasceu para ser piloto”, contou Branca.

O jovem relatou que o amor pelo esporte começou na infância: “Sempre adorei corridas e sonhava em pilotar, mas só tive a oportunidade recentemente. Quero mostrar que autistas são capazes de conquistar seus objetivos. O diagnóstico não é um limite”.

Leia mais

  1. Cuiabano se torna o 1º piloto profissional com autismo do Brasil

  2. Primeiro piloto autista do Brasil participa de corrida em MT: “Sou a prova de que dá pra fazer bonito”

FALE COM O PP

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.