Brasileirão, Copa do Brasil e novos torneios: entenda mudanças da CBF

Brasileirão começará mais cedo em 2026

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulgou, nesta quarta-feira (1°), o calendário do futebol brasileiro entre 2026 a 2029. Entre as principais alterações estão a diminuição de datas para os estaduais, o aumento da duração do Campeonato Brasileiro, o novo formato da Copa do Brasil e a criação de torneios regionais, como a Copa Sul-Sudeste, a Copa Centro-Oeste e a volta da Copa Norte.

cbf
Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou em sua sede mudanças significativas para o ciclo 2026-2029. (Foto: Rafael Ribeiro / CBF)

O Brasileirão começará no dia 28 de janeiro e terminará no dia 2 de dezembro. Assim, o torneio terá início antes do fim dos estaduais, que serão disputados a partir do dia 11 de janeiro até 8 de março, com limite de 11 datas.

Leia mais

  1. Metanol: vigilância orienta sobre consumo de bebidas alcoólicas em MS

  2. Gaeco cumpre mandados contra empresas que fraudavam licitações em MS

Com a mudança, haverá semanas com a disputa das duas competições. Nas finais dos estaduais, haverá uma semana livre para as decisões, sem rodadas do torneio nacional.

As mudanças no calendário da CBF pretendem tornar o calendário mais equilibrado e valorizar ainda mais a competição. A entidade acredita que a alteração aumenta o apelo comercial do torneio. O objetivo é fazer com que os clubes de elite do Brasil joguem menos partidas.

Copa do Brasil

A Copa do Brasil também terá mudanças. O torneio passará de 92 para 126 participantes em 2026. Em 2027, serão 128 clubes.  A competição encerrará o calendário do futebol brasileiro, com uma final de jogo único no dia 6 de dezembro do ano que vem.

Os pré-requisitos para a escolha do local serão: acesso fácil para torcedores, rede hoteleira, capacidade para receber duas torcidas e infraestrutura adequada. Entre a semifinal e a final, haverá espaço de um mês.

Serão 102 vagas diretas de campeonatos estaduais, antes eram 80. Todos os clubes da Série A estão garantidos na competição e entrarão na quinta fase, a última antes das oitavas de final. As outras quatro vagas estão reservadas para os campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde, Série C e Série D, que começarão a disputa na terceira fase do torneio.

Somente a quinta fase, as oitavas de final, as quartas de final e as semifinais serão em jogos de ida e volta.

Novas competições

Uma das premissas da CBF é ampliar o calendário para clubes da base da pirâmide nacional. A entidade, portanto, criará torneios regionais para todas as federações do Brasil.

A Copa Sul-Sudeste, a Copa do Nordeste e a Copa Verde (com clubes do Norte e do Centro-Oeste) serão disputadas em 10 datas, entre março e junho. Clubes que disputarem competições da Conmebol não participarão desses torneios.

FALE COM O PP

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso do Sul, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e nos siga no Instagram.

Leia também em Futebol!

  1. Rafael Ribeiro / CBF

    Brasil vence Senegal por 2 a 0 em amistoso

    Brasil dominou as ações desde os primeiros minutos e chegou a acertar...

  2. jogo seleção brasileira

    Brasil enfrenta Senegal em amistoso preparatório para a Copa

    Brasil e Senegal se enfrentam, neste sábado, às 13h (horário de Brasília),...

  3. Carlo Ancelotti convoca seleção para dois últimos amistosos de 2025

    O técnico Carlo Ancelotti convocou a seleção brasileira masculina de futebol nesta...

  4. AO VIVO: Fortaleza x Cuiabá | Go Base 2025 Edição Nacional | Semifinal Ouro

    AO VIVO: Fortaleza x Cuiabá | Go Base 2025 Edição Nacional | Semifinal Ouro

    O jogo entre Fortaleza e Cuiabá é válido pela semifinal ouro da...