Assista ao resumo do 1º dia da expedição de teste da Rota Bioceânica

Terceira expedição da Rila sai de Campo Grande rumo ao litoral do Chile, passando por Paraguai e Argentina; são 2,5 mil quilômetros só na ida

A terceira expedição da Rila (Rota da Integração Latino-Americana) completou a primeira etapa nesta sexta-feira (24). Depois de percorridos aproximadamente 450 quilômetros, o destino final deste 1º dia é Porto Murtinho, na fronteira com o Paraguai. (assista ao vídeo abaixo com o resumo deste 1º dia)

Veja resumo do 1º dia da expedição de teste da Rota Bioceânica
Mapa do 1º trecho da Rila (Rota da Integração Latino-Americana) – Rota Bioceânica – entre Campo Grande e Porto Murtinho (Arte: Thiago Fontoura)
Mapa do 1º trecho da Rila entre Campo Grande e Porto Murtinho (Arte: Thiago Fontoura)

A Rota Bioceânica vai ligar Mato Grosso do Sul aos portos do Chile passando por Paraguai e Argentina. De Campo Grande até Iquique, município do litoral chileno que é capital da região de Tarapacá, são aproximadamente 2,5 mil quilômetros. Esse trecho será percorrido em etapas:

  • De Campo Grande (MS) até Porto Murtinho (MS): 439 km;
  • De Carmelo Peralta (Paraguai) até Loma Plata (Paraguai): 234 km;
  • De Loma Plata (Paraguai) até San Salvador de Jujuy (Argentina): 819 km;
  • De San Salvador de Jujuy (Argentina) até San Pedro do Atacama (Chile): 476 km;
  • De San Pedro do Atacama (Chile) até Iquique (Chile): 485 km;

O caminho de volta para Mato Grosso do Sul será um pouco mais comprido: cerca de 3 mil quilômetros. Isso porque a expedição passará por Asunción, capital do Paraguai. Com isso, os trechos são os seguintes:

  • De Iquique (Chile) até Salta (Argentina): 963 km
  • De Salta (Argentina) até San Salvador de Jujuy (Argentina): 93 km
  • De San Salvador de Jujuy (Argentina) até Asunción (Paraguai): 1.101 km
  • De Asunción (Paraguai) até Ponta Porã (MS): 453 km
  • De Ponta Porã (MS) até Campo Grande (MS): 313 km

São mais de 100 pessoas e 35 caminhonetes nesta terceira expedição da Rila, que deve durar até 4 de dezembro. Como parte do “test drive” da Rota Bioceânica, um caminhão refrigerado vai levar, ao Chile, 12 toneladas de carne congelada e desossada “Made in MS”.

Fique ligado aqui no Primeira Página para acompanhar os 11 dias de aventura! Bora?

Mapa da Rila (Rota da Integração Latino-Americana) – Rota Bioceânica – entre Mato Grosso do Sul e Chile (Arte: Thiago Fontoura)
Mapa da Rila entre Mato Grosso do Sul e Chile (Arte: Thiago Fontoura)

FALE COM O PP

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso do Sul, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e nos siga no Instagram.

Comentários (1)

  • Osmar Viani

    Parabéns pela iniciativa, temos certeza que a implementação desse projeto trará progresso e conforto a toda essa gente, fortalecerá o agronegócio, e o mais importante produzirá alimentos mais barato.
    Mãos a obra !!