Chuvas e obras emergenciais atrasam cronograma; Consórcio BRT terá até outubro
Acordo com o Consórcio Construtor BRT ganha 54 dias extras; novo prazo vai até outubro de 2025.
O prazo de vigência do acordo extrajudicial firmado entre a Sinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística) e a Consórcio Construtor BRT foi prorrogado por mais 54 dias. Com a decisão, a conclusão dos trechos em execução passa a ter como nova data limite o dia 2 de outubro de 2025.

De acordo com a Sinfra, a prorrogação foi motivada por fatores técnicos, documentados em relatório, que impactaram diretamente o andamento das obras. Um dos principais entraves foi o volume de chuvas registrado em Cuiabá entre março e abril deste ano, mais que o dobro da média histórica. A precipitação intensa provocou paralisações totais ou parciais em diferentes frentes de trabalho, resultando em um atraso estimado de 37 dias no cronograma.
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Outro fator que comprometeu o avanço foi uma intervenção emergencial da concessionária de água da capital. O serviço afetou trechos já implantados de pavimento rígido e estrutura do BRT, causando danos e atrasos adicionais de aproximadamente 17 dias. A situação exigiu ajustes técnicos não previstos, já que a área atingida seria utilizada como desvio provisório durante a execução da obra.
O acordo
O novo acordo firmado com o Consórcio Construtor BRT, formado pelas empresas Guaxe, Encomind e Lotufo, foi firmado em maio deste ano e prevê a conclusão de dois trechos principais na Avenida do CPA: cerca de 1,5 km entre o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) e a Defensoria Pública; e aproximadamente 3 km entre o Viaduto da Sefaz e o Hospital do Câncer.
Segundo a Sinfra, cerca de 80% dos serviços previstos no contrato já foram executados. A pavimentação rígida (pistas de concreto destinadas à circulação dos ônibus do sistema BRT) foi finalizada. As obras de restauração do asfalto e a drenagem das pistas devem ser concluídas ainda em agosto.
A secretaria reforçou que o trecho entre o Viaduto da Sefaz e a Defensoria Pública, incluindo a Praça Ulisses Guimarães, não está contemplado no acordo atual. Essa parte do projeto é de responsabilidade do Consórcio Integra BRT, vencedor da primeira licitação para retomada das obras do sistema de transporte que interligará Cuiabá e Várzea Grande.

Com a prorrogação, o governo espera garantir a entrega dos trechos em execução sem comprometer a qualidade técnica da obra e minimizando riscos estruturais.
Outros Trechos
Devido atrasos para entrega da obra, o governador Mauro Mendes rompeu o contrato com o Consórcio BRT. A decisão foi tomada após diálogos entre a equipe técnica da Sinfra e representantes do consórcio. Com disso, o consórcio ficou responsável apenas pelos trechos que já haviam iniciado as intervenções.
Para dar mais celeridade ao andamento das obras, o Governo de Mato Grosso decidiu separar as obras do BRT em diversos lotes. Por isso, as obras para implantação do sistema na Avenida Fernando Corrêa da Costa e Coronel Escolástico serão licitadas separadamente.
Também serão licitados de forma separada a construção dos terminais, a instalação das estações, a construção de obras de artes especiais (pontes e viadutos), a sinalização viária e a implementação do Sistema de Transporte Inteligente.
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