O deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos) sugeriu ao Governo de Mato Grosso a adoção de home office ou horários escalonados para servidores públicos, como forma de reduzir os congestionamentos provocados pelas obras de implantação do Ônibus de Transporte Rápido (BRT) em Cuiabá.
A proposta visa minimizar o impacto do tráfego intenso no Centro Político e Administrativo e em avenidas principais da capital como a Avenida Historiador Ruben de Mendonça, mais conhecida como avenida do CPA; e a Avenida Tenente Coronel Duarte, popularmente chamada de Prainha.
Deputado cobra medidas do governo para reduzir impacto das obras do BRT no trânsito. (Foto: Francinei Marans/ Prefeitura de Cuiabá)
O parlamentar acompanhou, na semana passada, a fiscalização das obras do BRT junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) e à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra). Segundo ele, embora os trabalhos estejam causando transtornos, a execução das obras ocorre em ritmo acelerado e será concluída em breve.
“Todos estamos sofrendo com o trânsito, porque não há como fazer uma omelete sem quebrar os ovos. As obras estão avançando e, quanto antes forem concluídas, melhor para a população e para a mobilidade urbana de Cuiabá”, afirmou o deputado.
Para reduzir o impacto no trânsito durante as obras, Diego propõe que o governo permita que servidores públicos trabalhem remotamente ou adotem horários alternativos, principalmente nos períodos de maior movimento, como nas avenidas Miguel Sutil e do CPA. Ele ressalta que muitos servidores perdem tempo significativo no trânsito, o que prejudica a rotina pessoal e familiar.
Flexibilização de expediente é apontada como solução para engarrafamentos em Cuiabá. (Foto: AL-MT)
“Estamos falando de horas preciosas que poderiam ser dedicadas à família, estudos ou atividades físicas. O home office ou horários escalonados são soluções viáveis, que já funcionaram durante a pandemia e podem ajudar neste período crítico das obras”, concluiu.
O BRT substituirá o projeto do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), planejado para a Copa do Mundo de 2014, mas jamais finalizado. O investimento estimado para o novo sistema é de cerca de R$ 468 milhões. Segundo Diego, atrasos ocorreram devido à gestão anterior da Prefeitura de Cuiabá e à atuação da empreiteira responsável, mas a situação agora está sendo monitorada de perto.