Ferrovia: obra entre Rondonópolis e Cuiabá deve começar no 2º semestre
A largada para o início da construção da primeira ferrovia estadual deve ocorrer no segundo semestre deste ano, assim que a empresa Rumo S/A receber a liberação de todas as licenças ambientais necessárias. A obra, orçada entre R$ 9 bilhões e R$ 11 bilhões, começa simultaneamente pelos trechos que vão a Cuiabá e Lucas do Rio Verde a partir de Rondonópolis.

A previsão é que a linha esteja finalizada em 2025, enquanto a operação no trecho Cuiabá x Lucas do Rio Verde deve começar em 2028. Os recursos são 100% privados, com possibilidade de explorar o modal por 45 anos, sendo prorrogável pelo mesmo tempo.
Danilo Veras é executivo de projetos e estratégias da Rumo e falou ao Primeira Página nesta terça-feira (29) sobre as curiosidades da obra e prazos. “A nossa expectativa é que no segundo semestre desse ano saia a licença de instalação. A partir disso, vamos mapear os possíveis fornecedores da região, mão de obra, e vamos avançar 100 km por ano”, disse ele.

Líder na produção agrícola nacional, Mato Grosso não para de crescer, nem mesmo na pandemia. Entre os produtos com maior destaque estão a soja, milho e algodão. No entanto, esbarra na dificuldade de logística.
De acordo com Danilo, serão 120 vagões e cada um equivale a 3,5 caminhões carregados. Serão 22 viadutos e 22 passarelas, assim pelo menos 44 pontos da ferrovia serão interligadas com as estradas principais.
A construção da ferrovia prevê 730 quilômetros de linha férrea que vão interligar os municípios de Rondonópolis a Cuiabá, além de Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, e que vão se conectar à malha ferroviária nacional, em direção ao Porto de Santos (SP).
*Matéria atualizada às 6h37 para correção de informação.
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