Ordem de serviço do acesso à ponte da Rota Bioceânica é assinada

Obra abrange também contorno rodoviário de Porto Murtinho na BR-267 e centro aduaneiro de controle de fronteira; valor estimado é de R$ 472,4 milhões

O governo federal assinou, nesta terça-feira (19), a ordem de serviço das obras do acesso à ponte da Rota Bioceânica sobre o rio Paraguai, entre Porto Murtinho (MS) e Carmelo Peralta (Paraguai).

Assinatura ocorreu no auditório do Bioparque Pantanal, em Campo Grande, e contou com a presença de várias autoridades. Entre elas, o ministro interino dos Transportes, George Santoro, ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel.

Assinatura da ordem de serviço das obras do acesso à ponte da Rota Bioceânica ocorreu no auditório do Bioparque Pantanal, em Campo Grande (Crédito: Dyego Queiroz)

Com investimento de R$ 472,4 milhões, a obra abrange a implantação e pavimentação do acesso à ponte internacional sobre o rio Paraguai, contorno rodoviário de Porto Murtinho na BR-267/MS e centro aduaneiro de controle de fronteira. A extensão do trecho na BR-267 é de pouco mais de 13 quilômetros, entre km 678,10 e km 691,20. O prazo para execução é de 26 meses.

Mapa mostra traçado do acesso à ponte da Rota Bioceânica em Porto Murtinho (Arte: Thiago Fontoura)
Mapa mostra traçado do acesso à ponte da Rota Bioceânica em Porto Murtinho (Arte: Thiago Fontoura)

O vencedor da licitação foi o Consórcio PDC Fronteira, formado pela Construtora Caiapó e pelas empresas DP Barros – Pavimentação e Construção e Paulitec Construções.

A obra é parte da Rota Bioceânica, que vai ligar Mato Grosso do Sul ao Chile passando por Paraguai e Argentina.

Na BR-267, em Porto Murtinho, estrada provisória dá acesso às obras da ponte da Rota Bioceânica (Foto: Marcus Vinnicius)
Na BR-267, em Porto Murtinho, estrada provisória dá acesso às obras da ponte da Rota Bioceânica (Foto: Marcus Vinnicius)

Durante o evento no Bioparque Pantanal, o governo federal assinou outra ordem de serviço para a restauração total dos 101 quilômetros da BR-267 entre Alto Caracol e Porto Murtinho. Já o governo do estado assinou decreto regulamentando a construção de malha ferroviária. O primeiro projeto já está em análise: são 47 quilômetros ligando uma fábrica em inocência até a cidade.

Leia mais

  1. Assista ao resumo do 6º dia da expedição de teste da Rota Bioceânica

  2. Assista ao resumo do 5º dia da expedição de teste da Rota Bioceânica

  3. Assista ao resumo do 4º dia da expedição de teste da Rota Bioceânica

  4. Assista ao resumo do 3º dia da expedição de teste da Rota Bioceânica

Ponte da Rota Bioceânica

Em construção, a nova ponte internacional que ligará Porto Murtinho (MS) a Carmelo Peralta (Alto Paraguai) é o principal gargalo para concretização da Rota Bioceânica. A travessia terá extensão de 1.294 metros, dividida em três partes: duas constituirão os viadutos de acesso em ambas as margens do rio; e uma corresponderá à parte estaiada, com 632 metros, com vão central de 350 metros.

Obra da ponte da Rota Bioceânica do lado brasileiro (Foto: Marcus Vinnicius)
Obra da ponte da Rota Bioceânica do lado brasileiro (Foto: Marcus Vinnicius)

Financiada pela Itaipu Binacional (lado paraguaio), a construção da ponte está sendo feita pelo consórcio PYBRA e deve ser concluída no primeiro semestre de 2025. Segundo o MOPC (Ministério das Obras Públicas e Comunicações) do Paraguai, a obra apresenta progresso de mais de 40%.

Mapa mostra rotas do Corredor Bioceânico Capricórnio (Foto: Ministério dos Transportes)
Mapa mostra rotas do Corredor Bioceânico Capricórnio (Foto: Ministério dos Transportes)

FALE COM O PP

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso do Sul, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e nos siga no Instagram.